Facebook aumenta investimentos voltados ao combate às fake news

Companhia também comanda aplicativos como Whatsapp e Instagram

As plataformas de redes sociais têm trabalhado cada vez mais para coibir e barrar as publicações e posteriores propagações de conteúdos falsos. Neste sentido, o Facebook, tem apontado seus investimentos para o combate às fake news em todas as suas plataformas, seja na própria rede ou nas outras que também coordena, como Whatsapp e Instagram.

Nessa onda, a plataforma de postagem de fotos sofrerá mudanças já nos próximos dias, pois foi anunciado que os usuários norte-americanos serão os primeiros a poderem sinalizar quando encontrarem alguma postagem ou conteúdo falso veiculado na rede. Na atualização, o recurso apontará o conteúdo sinalizado e o retirará da aba 'explore', local onde os usuários encontram conteúdos sugeridos por algoritmo. A postagem sinalizada também será retirada das pesquisas por hashtags.

No objetivo de frear a veiculação de fake news, ao todo, em todas as suas plataformas, o Facebook, segundo a revista Time, trabalha com 54 parceiros responsáveis por checagem da veracidade dos fatos, que atuam em 42 idiomas distintos. No ano passado, a rede social de Mark Zuckerberg chegou a excluir mais de 500 perfis e páginas que publicavam conteúdo falso.

Comentários