Facebook começa a testar aba de notícias nos Estados Unidos

Iniciativa conta com curadoria humana e opções de customização para ajudar rede social a combater desinformação em sua plataforma

Após contratar jornalistas, em agosto, o Facebook anunciou, na última sexta-feira, 25, o lançamento da versão de testes do Facebook News, sua nova seção dedicada às notícias com esforço de curadoria humana. A página foi disponibilizada para cerca de 200 mil usuários nos Estados Unidos.

Segundo a empresa em uma publicação em seu blog oficial, o News foi desenvolvido em alinhamento com jornalistas e publishers. A inciativa inclui como uma de suas mais importantes ferramentas o 'Today's Stories', uma página em formato de carrossel que permite ao usuário acessar as principais notícias do dia com curadoria de um time de jornalistas - o qual o Facebook afirma ser "livre de intervenção editorial" em qualquer nível.

No anúncio da seção, no blog da empresa, há a afirmação: "As pessoas querem se beneficiar de experiências personalizadas no Facebook, mas sabemos que há trabalhos jornalísticos que transcendem a experiência individual. Nós queremos apoiar ambos".

Além do 'Today's Stories', a aba de notícias do Facebook ainda conta com ferramentas importantes como opções de personalização por algoritmo e seções (como entretenimento, negócios, tecnologia e política) para permitir que o usuário esteja sempre sendo informado sem ser restrito por sua bolha. Ainda há a possibilidade de omitir certos veículos que não interessem ao leitor e linkar assinaturas pré-existentes do indivíduo à conta na rede social.

Comentários