Filtro abre inscrições para oficina de verificação de discursos

Segunda Maratona de Checagem será realizada em 31 de julho, na sede da ARI

03/07/2018 14:52
Filtro abre inscrições para oficina de verificação de discursos /Divulgação Filtro

A oficina de verificação de discursos da Filtro Fact-Checking está com as inscrições abertas e os jornalistas filiados à Associação Riograndense de Imprensa (ARI) podem se matricular com 50% de desconto. A Segunda Maratona de Checagem será realizada em 31 de julho, das 18h30 às 22h30, na sede da ARI (Av. Borges de Medeiros, 915), no centro de Porto Alegre. As inscrições poderão ser feitas até um dia antes ou enquanto houver vagas.

O fact-checking é um crescente no Jornalismo contemporâneo e vem ganhando destaque como ferramenta no combate das 'fake news' ? que cresce às vésperas das eleições no Brasil. ?O contexto exige que os cidadãos e, principalmente, os jornalistas se comprometam com a verificação dos discursos. Acreditamos que o método do fact-checking é um instrumento importante não só para checadores, mas também para outros jornalistas que atuam na cobertura diária?, afirma Taís Seibt, editora do Filtro Fact-checking.

A Primeira Maratona de Checagem aconteceu em junho, na Padrinho Agência de Conteúdo. Entre os participantes, Pedro Pereira, do blog 'Feito Em Casa', falou sobre o desafio da verificação. ?Chamou a atenção dos participantes a dificuldade para encontrar provas definitivas sobre algumas informações ? inclusive as que pareciam mais simples. Por isso é fundamental o trabalho de checagem. Afinal, muitas vezes nem mesmo os candidatos e as figuras públicas têm segurança sobre as informações lançadas?, disse o jornalista.

A programação do curso contempla o histórico e o panorama do fact-checking e linhas gerais do jornalismo de dados. Metodologia de verificação usada por iniciativas que seguem os protocolos da International Fack-checking Network (IFCN) e Lei de Acesso à Informação serão temas abordados no encontro. Após a introdução, os participantes realizam uma prática de checagem.

Fundado pelos jornalistas Tiago Lobo, Taís Seibt e Naiara Hofmeister, o Filtro é o primeiro projeto de fact-checking com foco no Rio Grande do Sul. Braço de checagens da 'Pensamento.org', ONG de jornalismo e direitos humanos, o projeto conta com uma vaquinha virtual para viabilizar o trabalho de verificação durante a campanha para o governo do Estado. O projeto pode ser acompanhado pelo site www.pensamento.org e pelo Facebook 'Filtro Fackt-Checking'.