Gaúchos vão a Medellín conhecer indústria criativa local

Grupo coordenado por Cesar Paz fica até domingo na Colômbia

Cesar Paz coordena missão a Medelín - Divulgação

Medellín, na Colômbia, é o destino de um grupo de representantes de empresas, universidades e entidades. Em uma viagem que terminará no domingo, 9, gaúchos coordenados pelo empreendedor na área digital Cesar Paz vão em busca de conhecimento e inspiração na indústria criativa local. A cidade colombiana, que há 20 anos estava estigmatizada pelo narcotráfico, vive um processo de transformação e é considerada a mais criativa do mundo pelo The Wall Street Journal, com base na inovação, e por isso foi escolhida como foco.

Conforme Cesar, ao invés de falar do Vale do Silício, Austin ou outras grandes cidades "que tem pouco a ver com a cultura e natureza de Porto Alegre", optaram por conferir o processo de transformação de Medellín "É um case incrível, no qual o centro é um ecossistema de inovação, mas tem o protagonismo da economia criativa e, por isso, nos inspira tanto", conta ele, que já esteve na região em 2017. Agora, busca acompanhar esse grupo para que possam entender o quanto a cidade pode ser uma referência para a capital gaúcha.

Cesar também encabeça o Coletivo POA Inquieta, que tem como objetivo articular todas as expressões da economia criativa da cidade. Segundo ele, o movimento começou com um grupo de Whatsapp, em 2017, agora age de forma orgânica e inclusiva para identificar e conectar os polos do setor. A iniciativa começou com a participação de profissionais do mercado de comunicação digital e passou a ter encontros presenciais buscando representantes de outros mercados, universidades e setor público. O mote do coletivo se baseia na pergunta "Tu acreditas na economia criativa e na sua capacidade de transformar Porto Alegre?".

Segundo Cesar, o interesse do movimento está ligado ao futuro que se quer para a cidade: "Não tem CNPJ, não se refere a fins associativos, partidários ou de poder. É estar atento a esse novo paradigma econômico, que prioriza as pessoas, o capital intelectual e todas as suas possibilidades", explica. O POA Inquieta é um dos apoiadores do Pacto Alegre, aliança lançada recentemente que envolve mais de 70 atores do poder público, iniciativa privada, academia e sociedade na capital gaúcha.

Comentários