Impactos sociais da tecnologia serão abordados no FIC2018

Vozes virtuais também integra tópicos do evento que acontece em 29 e 30 deste mês, em Porto Alegre

As palestrantes Simone e Gabriela - Reprodução

Organizado pela Associação Brasileira dos Agentes Digitais no Rio Grande do Sul (Abradi-RS), e realizado em parceria com o Grupo Austral, o Festival de Interatividade e Comunicação - FIC 2018 será centrado no uso da inteligência artificial (IA). O evento, que acontecerá em 29 e 30 de outubro deste mês na Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista), em Porto Alegre, receberá a locutora e curadora do Pixel Voice, Simone Kliass, que falará do uso de vozes virtuais. A consultora principal na ThoughtWorks Brasil, Gabriela Ludwig Guerra, também será palestrante e abordará o impacto social da tecnologia.

Com formação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Artes Cênicas pelo Célia Helena e Locução pelo Senac, Simone é conhecida por ser a voz do canal de assinantes da concessionária de serviços de telecomunicações brasileira Sky Brasil. A profissional que apresentará a palestra 'O hiper-realismo das vozes virtuais' é, também, reconhecida pelo som da sua fala por trabalhar no Aeroporto Internacional de São Paulo, das aeronaves da Latam e do antivírus da Avast. A preleção será voltada na evolução da locução como interface, desde a origem do desenvolvimento das assistentes virtuais, em 1887, a projeções para o futuro.

Na palestra 'Tecnologia e sociedade: quem salvará quem?', Gabriela, que também possui graduação em Administração de Empresas, questionará e trará uma visão ampla sobre os impactos da tecnologia, sejam eles bons ou ruins, como o caso das fake news. A consultora trabalhou como operadora da Bolsa de Valor na XP Investimento, Recursos Humanos na Dell e Gestão de Projetos na Perestroika.

O FIC nasceu em 2005 como Fórum de Internet Corporativa e, desde então, nomes como o do pesquisador em ciência da informação Pierre Lévy e do analista Brian Solis já passaram pelo evento. Responsável pela organização do festival, a Abradi-RS atua desde 2004 com o objetivo criar uma cultura digital no mercado corporativo do Estado. Grupo Austral, parceiro do encontro neste ano, trabalha criando vínculos de relacionamento entre consumidores e marcas.

Comentários