Jornalista gaúcha desenvolve projeto que facilita compreensão de informações sobre Covid-19

Jaqueline Sordi, que também é bióloga, se uniu à Agência Lupa para interpretar artigos acadêmicos sobre o vírus

10/08/2020 10:07
Jornalista gaúcha desenvolve projeto que facilita compreensão de informações sobre Covid-19 /Reprodução/Arquivo pessoal

Durante a pandemia de Covid-19, a Agência Lupa lançou o projeto 'Lupa na Ciência'. Mas o que muitos não sabem é que ele foi idealizado e é desenvolvido pela jornalista gaúcha Jaqueline Sordi, que também é bióloga. A proposta é analisar artigos acadêmicos sobre vírus e explicá-los em uma linguagem que seja compreendida tanto por comunicadores quanto pelo público em geral. Outra gaúcha envolvida é Natalia Leal, diretora de Conteúdo da Lupa e coordenadora da iniciativa.

?Há anos venho trabalhando com comunicação ambiental e científica, e no início da pandemia percebi que era necessário um esforço maior para esclarecer de forma mais didática os processos de pesquisa e o que os estudos estavam descobrindo em relação ao novo coronavírus?, explica Jaqueline. A profissional destaca que sempre percebeu um ?enorme abismo? na relação entre jornalismo e ciência, o que vem tentando ajudar a sanar, com o novo conteúdo.

Jaqueline pontua em que aspectos sente maior impacto da iniciativa: ?Tenho percebido que, mais do que informar sobre as descobertas, está sendo necessário educar a população sobre o processo científico, sobre as limitações e possibilidades de cada pesquisa, e a necessidade de uma quantidade grande de dados, publicados e revisados, para que a comunidade científica chegue a consensos sobre determinados assuntos, como a eficácia e segurança de uma vacina ou medicamento?.

Os artigos são publicados pela jornalista todas segundas, quartas e sextas-feiras, com uma revisão das pesquisas mais recentes disponibilizadas no Google Acadêmico. Entre os temas estão o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, a possibilidade de os pets serem contaminados e a efetividade das medidas de isolamento social. O projeto conta com o apoio do Google News Initiative.