Longa-metragem gaúcho participa de festivais na América Latina

Produção porto-alegrense 'Raia 4' circula em eventos pela Colômbia, pelo Panamá e pelo Uruguai

Emiliano Cunha em Montevideo - Pedro Guindani

O longa-metragem gaúcho intitulado 'Raia 4' participa de diversos festivais pela América Latina, passando por países como Colômbia, Panamá e Uruguai. A produção dirigida por Emiliano Cunha, por exemplo, está na seleção oficial do Festival Internacional de Cinema do Uruguai, que acontece até domingo, 28. Com realização da Ausgang, a obra também marcou presença no Festival Internacional de Cine de Panamá no início de abril e estreou em fevereiro no Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias na Colômbia.

O cineasta porto-alegrense conta que o filme tem sido bem recebido não apenas pelas curadorias, mas também pelo público que, segundo explica, se engaja nas perguntas ao final das sessões e tem demonstrado uma especial empatia com o elenco. "Outro aspecto bastante importante é a troca de experiências com realizadores do mundo todo que estes eventos propiciam", completa.

Também estão na produção Davi de Oliveira Pinheiro ('Porto dos Mortos') e Pedro Guindani ('Desvios'). O filme tem financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), por meio do edital Prodecine 05/2015. A distribuição é da Boulevard Filmes e a previsão de lançamento é para 2020.

O drama de suspense tem como pano de fundo o universo da natação competitiva. O elenco traz as estreantes Brídia Moni e Kethelen Guadagnini, além de Fernanda Chicolet ('Demônia') e José Henrique Ligabue ('Legalidade'), entre outros. A trama retrata a história de duas adolescentes de temperamentos distintos que são unidas pelos conflitos da idade e pelo amor pelo esporte. Porém, os contrastes entre as duas se intensificam quando elas se descobrem adversárias não só no esporte, mas também na vida pessoal.

'Raia 4' foi rodado entre janeiro e fevereiro de 2018 em locações na Capital, em Campo Bom e arredores. Foram 27 diárias de gravação, com um elenco de 40 atores e 200 figurantes. Na equipe técnica também estão Valeria Verba e Sheila Marafon, dividindo a direção de Arte; Edu Rabin, como diretor de Fotografia; e Beto Picasso, como diretor de Produção.

Comentários