Projeto gaúcho estreia em festival internacional de animação

'O Jardim da Rua 13' é dirigido por doutoranda da Universidade Feevale e tem parceria da Produtora TV Feevale

'O Jardim da Rua 13' - Divulgação

O longa-metragem 'Jardim da Rua 13', dirigido pela doutoranda em Processos e Manifestações Culturais da Feevale, Daniela Israel, chegou até a Europa. O filme será exibido na área de mercado do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, que acontece até 30 de junho, na França, de forma online este ano, devido à pandemia de Covid-19. O projeto tem roteiro de Viviane Juguero e é feito pelas produtoras gaúchas Bactéria Filmes, Druzina Content e Armazém, em conjunto com a uruguaia Circular Media, com apoio da Produtora TV Feevale.

O longa está em estágio de pré-produção, com 80% de seu financiamento levantado. Daniela, que também é produtora executiva da Bactéria Filmes, ressalta sua estreia na direção homenageando a diversidade do povo brasileiro. "Em tempos nos quais imperam discursos negativos sobre o Brasil, destacar a beleza da brasilidade é imprescindível para ampliar os laços afetivos das crianças com seu próprio país, para que possam vivenciá-lo com orgulho no momento presente e possam projetá-lo com ânimo e esperança no futuro", afirma a profissional.

O coordenador da Produtora TV Feevale e professor do curso de Produção Audiovisual da Feevale, Francisco Machado Pereira, destaca a importância da parceria: "Esse convênio proporciona uma triangulação entre o mercado, a Universidade e os acadêmicos, que poderão participar do projeto, futuramente. Para nós, como produtora, esta é uma primeira parceria, que abrirá portas para que outras nesse molde sejam feitas, a fim de que possamos ser um canal exibidor de conteúdo nacional de qualidade".

'O Jardim da Rua 13', uma aventura musical de 52 minutos para crianças de 6 a 9 anos, conta a história da pequena órfã Aranha, que quer acabar com a carreira musical de Rosa para se tornar a única estrela no jardim. Dias antes do Festival da Primavera, ela cria um plano que causa confusão, ameaçando a música para sempre. Arrependida, ela precisa salvar o festival com a ajuda daqueles a quem prejudicou. 

A roteirista e idealizadora do filme tem mais de 25 anos de experiência com obras voltadas para a temática negra e o folclore brasileiro. Viviane explica a relevância do filme: "Crianças negras e pardas são a maior população infantil do Brasil. Como elas podem se sentir identificadas em um ambiente artístico em que dificilmente estão representadas? E as outras crianças, que também precisam crescer cercadas pela diversidade para perceber a beleza de diferentes pessoas e culturas? Bem, o público de 'O Jardim da Rua 13' terá essa oportunidade".

Comentários