Tiago Dimer define parte da diretoria de Comunicação da ALRS

Paulo Borges será diretor de Jornalismo e Jônio Salles, de Publicidade

Tiago Dimer, superintendente de Comunicação da ALRS - Vinicius Reais / ALRS

Na última semana, Tiago Dimer foi oficializado como superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em substituição a Inocêncio Teles Moreira Filho, servidor de carreira da Casa. Há poucos dias no cargo, Dimer já definiu alguns diretores que irão compor a equipe, como Paulo Borges, que assumirá o Jornalismo no lugar de Luana Oliveira da Costa, e Jônio Sales, que vai para a diretoria de Publicidade, administrada, até então, por Mauro Saraiva Falcão. Ainda falta acertar quem vai para a diretoria do Departamento de Cultura, pela qual Luiz Carlos Barbosa da Silva estava responsável.

Em conversa com Coletiva.net, Dimer informou que ainda está estruturando os demais profissionais e garantiu que as coordenadoras da Agência de Notícias, de TV e da Rádio serão mantidas. São elas: Sheyla Scardoelli, Michele Limeira e Claudia Maria Paulitsch, respectivamente. "Estamos formando a equipe e já temos um planejamento bem detalhado pelo presidente, Luis Augusto Lara", comentou, referindo-se aos cinco eixos que pautarão seu trabalho pelos próximos 12 meses.

De acordo com o superintendente, serão desenvolvidas ações nos eixos social, desenvolvimento, fiscal, cultural e gestão. Os trabalhos serão promovidos a partir de debates e eventos também pelo interior do Estado, com os fóruns democráticos e por meio de campanhas publicitárias. No que se refere ao eixo social, Dimer explicou que farão ações para incentivar que as pessoas doem parte do imposto de renda para o Fundo da Criança, que, por sua vez, beneficiará instituições locais, como Apae, Liga de Combate ao Câncer e hospitais filantrópicos.

No desenvolvimento, o objetivo será levar à população informações sobre questões como PPP (Parceria Público-Privada), privatizações e concessões, através de campanhas de esclarecimento. Já no eixo fiscal, será trabalhada a questão da Lei Kandir - que dispõe sobre o imposto dos estados e do Distrito Federal nas operações relativas à circulação de mercadorias e serviços (ICMS) - para que o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul possa auditar incentivos fiscais.

No que se refere à cultura, a ideia é retomar a Semana Farroupilha em Porto Alegre, com desfile temático e valorização das tradições gaúchas, com apoio da Assembleia Legislativa. E, por fim, na gestão, a proposta é investir na continuidade das ações em longo prazo. "Temos, inclusive, um planejamento estratégico de um, de quatro e de 10 anos", adiantou Dimer.

Sobre os desafios que a Superintendência tem pela frente, ele informou que é preciso evoluir muito nas redes sociais e na comunicação digital como um todo. Dentre as ações previstas, estão unificar os diferentes portais (TV, rádio, agência de notícias) e ter um site responsivo. Além disso, é prioridade resolver a questão da TV, que está operando com contrato emergencial desde o ano passado. "Ainda não temos condições adequadas para preparar uma programação completa, mas é necessário definir isso nos próximos meses", garantiu.

Em 2018, a AL abriu um processo licitatório para escolher uma nova empresa para a TV da Casa. A vencedora do certame foi a Prime Produções, de Santa Catarina. No entanto, a antiga produtora, a Eixo Z, entrou na justiça para questionar a decisão e, até o momento, não ficou nada definido.

Sobre a antiga gestão, Dimer parabenizou o trabalho dos servidores. "Eles fazem um ótimo trabalho e conseguem ter uma qualidade em relação à produção de notícia. Porém, precisamos evoluir nas redes sociais para ampliar nosso contato com o público", falou, completando: "Temos que melhorar nossa relação com mercado, e é isso que vou procurar fazer", assegurou.

Leia mais:

Superintendência de Comunicação da AL será de Tiago Dimer

Novidades marcaram ano da Comunicação da Assembleia

TV Assembleia atua com contrato emergencial há um mês

Comentários