Ufrgs promove semana de debates sobre empoderamento feminino

Evento é uma iniciativa dos estudantes de Comunicação Social da universidade

'Semana das Mina 2019' - Divulgação

O Diretório Acadêmico de Comunicação da Ufrgs promove, entre 26 e 28 de março, a 'Semana das Mina 2019', que contará com atividades gratuitas divididas entre mesas de conversa e oficinas. A iniciativa busca abordar pautas e projetos com viés feminista. Além de homenagear as mulheres, a 'Semana das Mina 2019' tem a proposta de colocar em prática lutas e pautas relacionadas ao tema, exercitar a sororidade, ocupar espaços, dialogar com todos e todas e construir uma rede de apoio.

As oficinas acontecerão nos períodos da manhã e tarde e abordarão temas como autodefesa para mulheres, como fazer comunicação inclusiva em relação a gênero e arte e poesia com slam e stencil. Já as mesas de conversa acontecerão a partir das 18h30 e serão sobre como ajudar mulheres em situação de risco, empoderamento feminino e política, trazendo convidadas de diversas áreas diferentes para compartilhar suas experiências e conhecimentos.

Todas as atividades acontecerão na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs (Rua Ramiro Barcelos, 2705). Ao longo dos três dias de programação, também serão arrecadadas doações de itens de higiene pessoal, fraldas e alimentos não perecíveis para a Casa de Referência Mirabal, que acolhe mulheres vítimas de violência.

As inscrições são gratuitas e são realizadas através do site do Sympla.

Confira a programação completa:

Terça-feira, 26:

16h às 17h - Oficina de Autodefesa para mulheres

Convidada: Débora Roldão, instrutora do Projeto Atena

18h30 - Mesa de Conversa | Vivas nos queremos: Como Ajudar Mulheres em Situação de Risco

Convidadas: Gerusa Bittencourt (enfermeira especialista em saúde coletiva e militante da Marcha Mundial das Mulheres), Marcelly Malta (Presidenta da Igualdade RS - Associação de Travestis e Transexuais do RS), Renata Jardim (coordenadora executiva da Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos), Natanielle Almada (coordenadora da Ocupação Mulheres Mirabal), Marília Saldanha (psicologia pelo viés feminista).

Mediadora: Caroline Santos, estudante de Relações Públicas da Ufrgs

Quarta-feira, 27:

10h às 12h - Como fazer uma comunicação inclusiva em relação a gênero

Convidada: Debora Fogliatto, repórter do Sul21 e Fundadora do grupo Gemis - Gênero, Mídia e Sexualidade

18h30 - Mesa de Conversa | Protagonistas: os diferentes papéis do empoderamento feminino

Convidadas: Fernanda Bastos (jornalista, escritora e editora geral da Figura de Linguagem), Sandra Scalco (ginecologista, sexóloga e obstetra), Glaucia Fontoura (psicóloga especialista em Políticas Públicas de Gênero, Raça e Promoção da Igualdade), Letticia Soares (modelo plus size e criadora de conteúdo), Nelice Heck (gerente-geral do escritório da ThoughtWorks de Porto Alegre e participante ativa dos grupos de Justiça Social da mesma)

Mediadora: Luísa Tessuto, estudante de Jornalismo da Ufrgs

Quinta-feira, 28:

16h - Oficina de Stencil + Slam - 16h

Apresentação do Grupo Slam das Minas/RS: Revolução através da poesia.

Stencil com Natanielle Almada, coordenadora da Casa Mirabal.

Convidadas: Juliana Luise (ministra oficinas de poesia em escolas e centros da juventude em POA e região metropolitana e uma das organizadoras do Slam das Minas), Atena Beauvoir (escritora e poetisa, professora e filósofa) e Dany Alves (poeta, rapper e colaboradora do Slam das Minas/RS).

18h30 - Mesa de Conversa | A luta continua: Feminismo e Política

Bruna Rodrigues (candidata em 2018 a deputada estadual), Alice Carvalho (candidata a Deputada Estadual em 2018), Luiza Eduarda (jornalista, (trans)feminista, integrante da Tribuna 77 e do Coletivo Elis Vive), Fernanda Melchionna (deputada federal pelo PSOL)

Mediadora: Caroline Oliveira, estudante de Jornalismo da Ufrgs

Comentários