Paulo alerta que a transformação digital começa no líder das empresas

Presidente do Instituto da Transformação Digital fez a primeira apresentação do congresso, em Bento Gonçalves

Paulo fez a primeira apresentação do evento - Divulgação/ Coletiva.net

Após a fala de abertura do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o organizador do Congresso de Transformação Digital, Paulo Kendzerski, que é presidente do Instituto da Transformação Digital - ITD, agradeceu aos presentes. "Obrigada pela presença e pela oportunidade de poder conversar sobre este assunto que já mudou nossas vidas. Agora, vamos tentar entender como ela impacta no nosso negócio", declarou. Ele também enfatizou que a transformação digital começa no líder das empresas. "Não adianta chamar a melhor empresa de tecnologia se a diretoria continua analógica. Ela tem que mudar a mentalidade."

Emocionado, lembrou que, desde o início, a preocupação do evento foi proporcionar a troca de ideias, em vez de simplesmente assistir à apresentação de PowerPoint e de números. "Queremos que vocês questionem a frase: Você está preparado para a transformação digital?", provocou, ao avisar que o evento não é do instituto, mas de toda a comunidade.

Na sequência, fez a primeira apresentação do dia: 'Metodologia para projetos de Transformação Digital'. Na palestra, Paulo falou sobre o que ocorreu ao longo dos últimos anos, desde o surgimento da internet. Mencionou, dentre outros exemplos, a virada do milênio e as previsões para o futuro, além de comentar sobre o que pode acontecer nos próximos anos. "A adoção da tecnologia é cada vez mais rápida. Muda a cada cinco minutos. E o custo caiu muito, ou seja, o preço do e-commerce está muito acessível", sentenciou, ao adiantar que, no fim do evento, o instituto, com a presença de todos os presentes, lançarão o Manifesto da Transformação.

"A grande discussão é que a utilização de ferramentas digitais não é a mesma coisa que transformação digital. Isso não tem nada a ver", avisou. Para ele, as empresas que usam Whatsapp não respondem mensagem na madrugada, pois elas continuam analógicas. Ele apresentou dados que mostram a adesão à transformação digital e falou que não devemos confundir comunicação em várias plataformas com inovação nos processos de negocio. "Estão cientes da transformação 71% dos empresários, e somente 5% estão preparados. Não tem problema, pois ainda estamos tentando entender como isso está funcionando", informou.

Ao final, questionou o público: "Você quer ser transformado ou vai transformar?". Ainda, deixar os presentes com algumas provocações do que está vindo pela frente e convidou o próximo palestrante. 'As lições do maior evento de Transformação Digital do mundo' será apresentada por Luis Altes, diretor-executivo DES - Digital Business World Congress.

O evento tem cobertura em tempo real realizada pela equipe do portal Coletiva.net, com apoio do Grupo Record RS.

Comentários