Dedé Ribeiro ministra cursos de Gestão e Produção Cultural na África

Produtora viaja para Luanda e Mbanza Kongo, na Província do Zaire, a convite da Aliança Francesa

Dedé estará na África em setembro - Reprodução

Convidada pela Aliança Francesa de Angola, a produtora e gestora cultural Dedé Ribeiro viajou para a África para ministrar dois cursos de Gestão e Produção Cultural. As formações serão oferecidas em Luanda e em Mbanza Kongo, na Província do Zaire, com o objetivo de instrumentalizar produtores independentes e agentes do poder público, visando a um maior desenvolvimento cultural das duas cidades. A profissional ficará no país entre 2 e 17 de setembro.

Formada em Jornalismo, Dedé tem mestrado na Universidade de Paris I - Sorbonne, onde desenvolveu um trabalho sobre Produção Teatral, e em Artes Visuais pela Ufrgs. Ela, que tem nome respeitado no cenário cultural de Porto Alegre, criou o primeiro curso de produção na Capital. Atua como produtora cultural desde o final dos anos 70, e foi responsável por shows e discos de Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Antonio Villeroy, entre outros.

Na sua carreira, soma experiências como produtora da Unisinos, diretora da Usina do Gasômetro, coordenadora-geral do Santander Cultural, e diretora de produção da programação cultural oficial do Fórum Social Mundial. Ainda, lecionou em instituições como Ufrgs, PUC, Unisinos, Studio Clio, Castelli e IPA, onde criou o curso de Licenciatura em Música. Atualmente, é sócia-criadora da Liga Produção, empresa especializada em projetos e políticas culturais.

Comments