Há 10 anos, Gustavo Spolidoro estreava longa Ainda Orangotangos

Filme do diretor gaúcho, que foi feito em um único plano-sequência de 81 minutos, terá lançamento de DVD comemorativo com extras

30/11/2017 12:04
Há 10 anos, Gustavo Spolidoro estreava longa Ainda Orangotangos /Reprodução

O longa de estreia do diretor gaúcho Gustavo Spolidoro, Ainda Orangotangos, celebra 10 anos de lançamento e, para marcar a data, será realizada uma sessão comemorativa acontecerá nesta quinta-feira, 30, às 20h, na Cinemateca Capitólio, seguida de debate, com entrada franca. O filme, que foi gravado em um único plano-sequência de 81 minutos, terá um DVD com edição limitada com extras do making of oficial.

A produção é uma adaptação de seis contos do livro homônimo do escritor gaúcho Paulo Scott. Roteirizado por Gibran Dipp e Spolidoro e produzido pela Clube Silêncio, o filme mostra 14 horas de um dia quente de Verão, quando 15 personagens transitam pelas ruas e pelos prédios de Porto Alegre. A sessão comemorativa é promovida pela Rainer Cine, formada pelos cineastas Fabiano de Souza e Milton do Prado que, junto a Spolidoro e Gilson Vargas, formavam a Clube Silêncio, produtora de Ainda Orangotangos.

Dentre as premiações conquistadas, estão a de Melhor Filme no 13º Festival Internacional de Milão, Melhor Filme de Estreia e Ator Roberto Oliveira no 12º Festival Internacional de Lima, no Peru, e o Prêmio Destaque do Júri Livre no Festival de Tiradentes. O longa iniciou sua trajetória internacional no festival de Rotterdam/HOL e circulou por mais de 25 festivais internacionais, como BAFICI/ARG, AFI/EUA, Munique/ALE e Toulouse/FRA.

Ficha técnica de Ainda Orangotangos:

2007, HD/35mm, 81 min 

Produtora: Clube Silêncio

Direção: Gustavo Spolidoro

Produção: Cristiane Oliveira, Fabiano de Souza, Gilson Vargas, Gustavo Spolidoro e Milton do Prado

Produção-executiva: Camila Groch e Jaqueline Beltrame

Direção de Produção: Camila Groch

Roteiro: Gibran Dipp e Gustavo Spolidoro a partir do livro homônimo, de Paulo Scott

Direção de Fotografia: Juliano Lopes Fortes

Direção de Arte: Luiz Roque

Desenho de som: Cristiano Scherer