Residência erguida em 1946 será novo centro cultural de Porto Alegre

Casa da Estrela, localizada no bairro Petrópolis, servia de ocupação e foi reintegrada à prefeitura

Habitação foi reintegrada à prefeitura na última quinta-

Na última quinta-feira, 29, uma residência localizada na rua Camerino, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, deixou de ser uma ocupação. Conhecida como 'Casa da Estrela', a habitação foi construída em 1946 e é protegida como patrimônio da cidade. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal da Cultura lançará um edital para transformar o espaço em centro cultural.

Conquistará o projeto a instituição que oferecer a melhor proposta, envolvendo restauro e manutenção, com o poder de explorar o local como quiser. De acordo com a procuradora-chefe da Procuradoria de Patrimônio e Domínio Público, Cristiane Catarina Fagundes de Oliveira, o espaço poderá servir de museu, galeria de arte ou sede de alguma entidade artística.

Em estilo neocolonial, o local tem 165 metros quadrados com uma estrela pintada no piso do jardim - por isso o nome. Esse foi repassado ao município em 2009, após acordo com a proprietária. Anteriormente, era ocupado por um casal e uma criança havia dois anos. Segundo a prefeitura, a família deixou o imóvel de forma pacífica e se encontram acomodados.

Comments