Projeto de aplicativo que une design e saúde é reconhecido pela Apdesign

Ferramenta é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Marina Pavan, diplomada pela Univates

Marina | Divulgação

A diplomada pelo curso de Design da Univates Marina Pavan desenvolveu, por meio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um aplicativo para conscientizar amigos e familiares de pessoas com depressão. Chamada de 'Farol', a ferramenta foi reconhecida pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) como uma das melhores monografias do segundo semestre de 2017.

"Familiares e pessoas próximas são as que mais podem auxiliar quem sofre com a depressão. Mas para isso eles precisam reconhecer sinais e saber como agir", explicou a egressa. O intuito do projeto é reunir conteúdos pessoas relevantes, em diferentes formatos, com informações verificadas, além de oferecer uma área de bate-papo em que especialistas da área da Saúde possam interagir com os usuários e orientar a procura de ajuda.

Para desenvolver o projeto, a diplomada aplicou um questionário com o intuito de identificar como a sociedade enxerga a depressão e compreender como é a relação das pessoas com aplicativos. "Um dado interessante é que, das 427 pessoas que responderam, 137 afirmaram terem sido diagnosticadas em algum momento da vida", apontou Marina, que considerou o número bastante significativo, dando mais motivação para a criação do projeto.

Comentários