Temperos e alucinógenos

Você sabia? Descobriram que a sálvia é alucinógena. Minha avó sempre fazia galinha à caçarola e a sálvia era o tempero principal. Caraca, fui …

06/10/2008 00:00

Você sabia? Descobriram que a sálvia é alucinógena. Minha avó sempre fazia galinha à caçarola e a sálvia era o tempero principal. Caraca, fui criado por uma traficante e corruptora de menores.

Mas imagina se a moda pega. Adeus, cebolinha. Adeus, mangerona. E o orégano então? O enquadramento do orégano levaria a uma encrenca de proporções mundiais. Milhões de motoboys lambendo as pizzas antes de entregar e saindo doidões por aí, se matando contra postes, muros e carros. Peraí. Acho que já andam lambendo pizza (atenção, revisor) e que o orégano é muito pior que a sálvia.

Agora estou à espera da revelação definitiva: que a água e o ar também são alucinógenos. Porque, cá pra nós, é duro achar que tudo isso que vemos é real.

A lógica da fumaça

Tenho visto fumantes reclamando da caça aos fumantes. Como não existe argumento razoável para defender o fumo, eles agitam o pendão da liberdade: cada um tem o sagrado direito de ser fedorento, de se envenenar com o que quer e de enriquecer mais ainda a multinacional de sua escolha. Tudo bem. Mas o que se discute é que direito tem o fumante de envenenar os que não fumam sem nem perguntar se topam ou não. Pelo visto, o cigarro não afeta apenas o pulmão, mas a capacidade de raciocínio.

Efeito colateral

Morrem sete fumantes passivos por dia, em média, no Brasil. Prefiro bala perdida. É mais rápido e mais barato.

Professor de português

Li na Uol, na seção Dicas de Português, um texto de Dílson Catarino sobre uso de cedilha. Começa dizendo que os jovens temem a ortografia pela quantidade de regras. Até aí, tudo bem. Parei foi na segunda frase: "É-lhes difícil memorizar a todas". É-lhes? Meus sais, rápido, meus sais. Como alguém capaz de escrever uma frase ridícula dessas pode se arrogar o direito de ensinar os jovens a "escrever corretamente"? Escrever corretamente tem pouco a ver com não errar cedilhas ou dois esses. Cedilhas e dois esses qualquer programa de informática resolve. Escrever corretamente passa por uma matéria chamada bom senso, matéria pouco vista pelos gramáticos e professores de português porque não depende de decoreba.

É-lhes

O pior é que o sujeito escreve uma imoralidade dessas, relê em voz alta e fica com o famoso sorrisinho de gato que comeu o canário. Pensa que é um estilista, o pobre animal.

Aspas para Mário Goulart

"A crase não foi feita pra humilhar ninguém, dizia o Ferreira Gullar, mas diz isso pros revisores."

Hollywood e eu

Tem um cara saltando com meio mundo explodindo atrás dele? Eu mudo de canal. Tem alguém pendurado no vazio, apenas pelas unhas, até o último segundo? Eu mudo de canal. Tem perseguição de carro? Eu mudo de canal. Tem alguém indo sozinho pegar o carro no estacionamento subterrâneo, à noite, num silêncio de doer? Eu mudo de canal.

Então, pra rimar, penso no Stendhal. Ele dizia que não gostava de fascinar o leitor por meios artificiais. No Vermelho e o negro, ele descreve o duelo de Julien Sorel numa frase. Isso é um luxo, não?

Agora, como alguém consegue acreditar que o uso dos mesmos truques baratos, década após década, pode fascinar alguém?

Velhos polêmicos

É dura a vida de um velho polêmico. Com o tempo, ele se torna folclore. Folclore pode ser divertido ou não, mas quem leva a sério? Depois que morre a mãe do velho polemista, apenas ele se leva a sério. Mais um fim melancólico, como tantos outros.

Dimenores

Corte saudita julga pedido de divórcio de menina de 8 anos. Se fosse aqui, dava capa da Playboy, não dava? Em São Paulo , menino de 11 anos foi pego duas vezes dirigindo carro roubado em alta velocidade. Vem fazendo esse tipo de coisa desde os 9. Justiça espera ele tirar a carteira para cassá-la. Na Austrália, menino de 7 anos invadiu zoo e matou, sorrindo, pelo menos 13 animais, a pedrada, ou jogando-os para um crocodilo. Na delegacia, se manteve calado. Esse promete.

Sinais dos tempos? Não seja bobo.

Conto de ficção científica

No planeta destruído pelos alienígenas, a única coisa que restou foi uma placa, num poste: Consertam-se gaitas.