Convidados da edição pocket do Coletiva Debates falam da importância do Festival

Carlos Redel, Márcio Picoli e Matheus Pannebecker também abordaram seus gêneros de filmes favoritos

Convidados debateram em espaço especial para gravações e entrevistas no Festival de Cinema - Divulgação / Coletiva.net

Após debaterem sobre seus gêneros favoritos de filmes e entrarem em acordo que gosto depende do momento em que a vida passa, Carlos Redel, do site Bode na Sala; Márcio Picoli, do Cine Eterno; e Matheus Pannebecker, do Cinema e Argumento, chegaram a um consenso: críticos de cinema não têm um tema predileto, e sim, gostam da área pura e simplesmente. A pergunta que finalizou o debate - conduzido por Roger Lerina, colunista de Coletiva.net -, era sobre a importância Festival de Cinema de Gramado para o setor. Matheus, que também trabalha na organização do evento pela Pauta Assessoria, foi o primeiro a responder: "Independentemente de gostarmos ou não das produções, o festival traz um olhar plural, que pauta o cinema nacional".

Em seguida, Redel, que chegou hoje, 20, a Gramado, e participa do evento pela primeira vez, disse estar admirado com a produção. "Vou assistir a 'Simonal' e, para nós, que escrevemos sobre isso, é incrível estar neste ambiente", falou. O autor do site Bode na Sala brincou, ainda, sobre o fato de ter chegado somente nesta segunda-feira. "Enquanto eles falavam, fiquei com inveja de eles terem assistido tudo isto. Saindo do debate, vou dar uma volta pelo espaço", informou. Márcio, por sua vez, falou da importância de o festival se renovar e ter pluralidade. "Acho interessante que as mostras nacionais focam tanto em produções tradicionais quanto nas mais novas", disse. O crítico do Cine Eterno alertou, ainda, para o fato de os curtas gaúchos não terem esta multiplicidade. "Senti falta do plural, do queer. Mas admiro a tentativa e as manifestações culturais que o evento já proporciona. Isso é muito importante para o momento que vivemos", concluiu.

A equipe do portal está em Gramado desde a última sexta-feira, 17, realizando a cobertura em tempo real do evento. Os conteúdos publicados - inclusive nas redes sociais - tratam de toda a movimentação do evento, com principais atrações, entrevistas exclusivas e bastidores do Festival de Cinema. Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, respondem pelo trabalho Gabriela e Márcia, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck.

Comentários