Diretora de 'Catadora de gente' fala sobre ser selecionada para a mostra nacional

Curta de Mirela Kruel, que também assina o roteiro, foi o único gaúcho a concorrer na mostra brasileira

Mirela Kruel - Divulgação

No quarto ano consecutivo presente no Festival de Cinema de Gramado, a cineasta Mirela Kruel se considera veterana. Porém, esta é a primeira vez que está presente na mostra de curtas nacionais com o gaúcho 'Catadora de Gente'. No mesmo evento, a diretora do documentário, que conta a trajetória da catadora de lixo Maria Tugira, concorreu na competição estadual. Mesmo assim, a cineasta, que também assina o roteiro, garantiu, em entrevista ao Coletiva.net, que não tem pretensão de ganhar. "O mais importante já aconteceu, que é o filme ter sido selecionado para a mostra nacional."

Para a diretora, a maior satisfação para quem atua na área é quando a produção chega ao fim. "Este documentário foi feito na raça, sem financiamento e apenas com apoio das pessoas que acreditavam na história da Maria Tugira", explicou, ao afirmar que acredita que 'Catadora de Gente' entrou na mostra nacional pela potência da narrativa. "Meu papel é dar voz e construir imagens a partir de personagens que encontro pelo caminho e que precisam ser contadas."

A diretora contou que deseja, mais que a premiação em si, que as pessoas gostem e entendam o enredo proposto. "É uma narrativa de resistência das mulheres, e representa muitas delas, especialmente, pobres, negras e as que vivem em periferias. Faço cinema para desacomodar as pessoas", contou ao portal.

A mostra de curtas-metragens nacionais se iniciou no último sábado, 18, com a exibição de 'Guaxuma', que concorre por Pernambuco. Ainda constam nesta categoria 'Aquarela', do Maranhão; 'Apenas o que você precisa saber sobre mim', de Santa Catarina; 'A retirada para um coração bruto', de Minas Gerais; 'À tona', do Distrito Federal. Completam a lista os paulistas 'Estamos todos aqui', 'Kairo', 'Minha mãe, minha filha', 'Torre' e 'Um filme de baixo orçamento'; 'Majur', do Mato Grosso; 'Nova Iorque', de Pernambuco; e 'Plantae', do Rio de Janeiro.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.

Comentários