Film Market busca discutir processo audiovisual no mercado

Iniciativa é coordenada por Gisele Hiltl

Gisele comemora ações da Film Market - Divulgação/Coletiva.net

O mercado audiovisual entrou em pauta no Festival de Cinema de Gramado desde a edição de 2017 e, neste ano, na 46ª edição do evento, ganhou ainda mais força. A iniciativa, intitulada Film Market, está sob a coordenação-geral de Gisele Hiltl e tem parceria com o Tecna. De acordo com Gisele, "estava mais do que na hora de o festival ter uma ação voltada para a indústria do setor". Ela contou ao Coletiva.net que o projeto tem a proposta de atender aos profissionais da área e debater assuntos atuais que se relacionam com o desenvolvimento da atividade no Brasil e no exterior.

Gisele explicou que, na primeira edição, foi apresentado um panorama sobre roteiros e narrativas nas produções nacionais, latinas e canadenses - país homenageado naquele ano. Desta vez, além de roteiros, a ideia foi debater a construção da narrativa audiovisual e as plataformas de exibição, além da internacionalização do conteúdo nacional e latino. Os exibidores também foram um dos assuntos debatidos. "Que cinema é esse do futuro e como podemos manter a magia da sétima arte como o principal selo de lançamento de filmes?", provocou Gisele.

Outro ponto importante levantado pela coordenadora-geral foi a participação dos universitários no projeto. "É um público que uma capacidade e condição de produção extraordinária", declarou Gisele. Para envolver os estudantes, foi promovido nesta semana um concurso - sem premiação - de melhor clipe, webdocumentário e trailer. A proposta, de acordo com ela, foi apresentar conteúdo em diferentes formatos. No total, inscreveram-se 56 produções e foram registrados quase cinco mil votos, que foi online.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.

Comentários