Filme 'O Banquete' sai da competição do Festival de Cinema de Gramado

Decisão partiu da diretora do longa, Daniela Thomas, após morte de Otavio Frias Filho, que foi diretor de redação da Folha

Reprodução

A primeira sessão pública do longa-metragem 'O Banquete', o qual seria exibido na noite desta quarta-feira, 22, no 46º Festival de Cinema de Gramado, foi retirada da disputa do evento. A decisão partiu da diretora Daniela Thomas, após a morte de Otavio Frias Filho, que foi diretor de redação da Folha de São Paulo. Ele, que trabalhou no jornal por 34 anos, participa indiretamente do enredo.

A produção se inspira em eventos recentes na história do Brasil, entre eles, uma carta aberta assinada por Frias, nos anos 90, e enviada para o então presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello. Por conta disso, e por respeito ao momento de luto da família, Daniela anunciou a retirada do filme da mostra competitiva. "O momento é inoportuno para o encontro de ficção e realidade e as possíveis interpretações equivocadas que a ficção pode suscitar. Por isso retiro o filme do festival", disse. A produtora Cisma e a distribuidora Imovision acataram o pedido da diretora da suspensão da exibição.

No lugar, será exibida a produção 'A chave do Vale Encantado', de Oswaldo Montenegro, que já está em Gramado para participar da mostra infantil. O restante da programação da noite permanece inalterado, com as exibições do longa-metragem boliviano 'Averno' e dos curtas 'Estamos todos aqui' e 'Nova Iorque'.

Comentários