Diretor da Globo expõe aspectos fundamentais para interação das marcas com público

Roberto Schmidt apresentou o papel da mídia e da memória na relação com o consumidor

05/12/2017 18:25
Diretor da Globo expõe aspectos fundamentais para interação das marcas com público

Para expor os aspectos fundamentais para interação das marcas com seus públicos, subiu no palco do ARP Meeting 2017, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, o diretor de Marketing da Rede Globo, Roberto Schmidt. A partir da ideia de uma sopa de letrinhas, o executivo discorreu a respeito do papel da mídia e da memória em fazer uma marca se manter viva na mente humana.

Para o diretor, antes de explicar os pontos que mantém a marca presente na vida dos consumidores, é preciso compreender que ela significa ser um título lembrado e que gera associação quando estimulado em determinados contextos. ?É tudo que está representado na cabeça do consumidor, sendo a mente do consumidor a casa da marca?, resumiu, ressaltando que ela aparece no momento de escolher produtos e serviços a serem comprados.

Em relação à memória, Schmidt explicou que o cérebro racional busca aplicar a lógica de causa-efeito, mas no dia a dia isso não funciona, porque as decisões passam por choques de valores. Segundo ele, nesse sentido, há um conflito entre razão e emoção, em que a segunda sempre vence. ?Tudo isso porque as marcas são carregadas por elementos deste gênero, muito para que ela seja amada pelo público.?

Na visão do executivo, a mídia é encarada como um fator permanente de reformulação daquilo que a pessoas formatam como padrão, e, independentemente das tecnologias que surgem, ela tem papel fundamental na conexão entre consumidores e marcas. Para ele, a escolha por determinado título dependerá da presença na mídia e, portanto, estando nela, nunca será esquecida.

Ao final, elencou componentes para a resposta mental às marcas. São eles: percepção, significado, emoções, posicionamento, atitude, tendência de comportamento e relacionamento. ?Na sopa de letrinhas, estas três palavras estão sempre juntas no prato do consumidor. Se quisermos atingi-lo, temos que entender, em primeiro lugar, o que a nossa marca é?, disse, retornando ao ponto inicial.