Grupo de Atendimento propõe pensar modelos de negócios

Cristiano Fragoso conduziu workshop 'Agência dos Sonhos', na Semana ARP

Interação e dinamismo marcaram a manhã | Coletiva.net

Pensar novos modelos de negócio norteou o workshop 'Agência dos Sonhos', primeira atividade do dia na Semana ARP da Comunicação. Presidente do Grupo de Atendimento, Liana Bazanela lembrou que a iniciativa foi proposta com um objetivo alinhado ao da entidade, de qualificar profissionais e estudantes e incentivar a reflexão sobre as mudanças enfrentadas pela área. "A faculdade traz muita informação e conhecimento, mas não se basta. Tem que haver essa troca e o GA tem a função de estimular essa aproximação", afirmou. Para conduzir a atividade, o convidado foi o head de Planejamento da DeBrito Sul e cofundador do projeto de inovação Plim!, Cristiano Fragoso.

Após uma breve apresentação em que expôs um panorama do cenário de comunicação e da atuação de agência, Fragoso sugeriu pensar novos modelos de empresa a partir do uso de ferramentas de criatividade. "A mistura de parâmetros é o que vai gerar novos formatos", considerou, antes de propor aos presentes a reflexão sobre a empresa do futuro através de um exercício que chamou de time off. De olhos fechados, os participantes tiveram três minutos para pensar em silêncio, antes de reunir as ideias e criar formatos de agência.

Para a atividade, os participantes dividiram-se em quatro grupos: 'Fora da casa', identificado com aqueles que buscam diversão, agem por impulso, são práticos e gostam de ambientes caóticos; 'Em busca da fama', que precisam se sentir especiais, falam bastante e têm muitos amigos; 'Cabeção', que reuniu os conectados e perfeccionistas; e, por fim, 'Cheio de mania', para os detalhistas e organizados que gostam de rotina e estão sempre preparados.

Relação de trabalho, ambientes físicos, serviços e formato de negócio foram os tópicos discutidos na atividade, que resultou em quatro 'agências dos sonhos'. Os integrantes do 'Fora da casa' criaram a Revoar - Faça do chão o céu, um coletivo em que o trabalho flui ao natural - podendo ser realizado a qualquer hora do dia -, com capacidade para absorver tendências, conexões reais e ambientes confortáveis para atender bem a equipe.

O grupo 'Cabeção' deu origem ao que preferiu denominar não como agência, mas como um laboratório de projetos de comunicação, chamado Com_põe - Ideias, projetos, pessoas. A empresa tem como características equipes rotativas, valorização da empatia, do relacionamento, conexão e experiências, comunicação sem restrições, diversidade de ideias e pontos de vista.

Do 'Em busca da fama' surgiu a Flame - A comunicação te chama. Com sede física e também opção de home office, a empresa tem espaço aberto 24 horas para se adequar aos horários de trabalho escolhidos pelos funcionários. Com gestão horizontal, a agência conta com ambientes de convivência como sala de cinema, equipes dinâmicas e áreas convergentes, e qualificação de pessoal.

A Mirante Comunicação cooperativa - Voando alto, fazendo junto foi o modelo pensado pelo grupo 'Cheio de mania'. A agência se identifica com ambiente descontraído e organizado, também baseado na cooperação e no contato com a natureza. Com serviços no formato de consultoria, atende a clientes fixos e projetos.

A Semana ARP da Comunicação segue nesta quarta-feira, 6, no edifício The Place, onde fica a sede da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). Para hoje, ainda estão previstos mais nove workshops.

Comentários