Web Summit começa nesta segunda-feira em Lisboa

Coletiva.net fará a cobertura do evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo

Por Cleidi Pereira, de Lisboa, Portugal

"Pelo Tejo vai-se para o mundo", diz trecho de um poema de Fernando Pessoa. É com esse objetivo que milhares de empreendedores participam, a partir desta segunda-feira, 6, da Web Summit 2017, em Lisboa, Portugal. Considerada uma das maiores conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo, irá receber até esta quinta-feira, 9, em estrutura montada às margens do rio Tejo, cerca de 60 mil pessoas - sendo 2,5 mil jornalistas e 20 mil empresas - de mais de 170 países.

Antes mesmo da largada da conferência, que nasceu na Irlanda, em 2009, e mudou-se para Lisboa em 2016, muitos participantes já aproveitavam o aplicativo do evento para fazer contatos com investidores de inúmeros países. Na Web Summit, além de palestras e demonstração de novas tecnologias, há uma competição entre startups e uma área de exposição dedicada às jovens e promissoras empresas em busca de capital. Os que não são expositores também apostam no networking como um dos principais atrativos do evento.

"Há essa expectativa de que a Web Summit possa abrir portas, conectar diversos mercados. Estamos tentando internacionalizar o negócio, principalmente para a Europa. Então, queremos entender esse ecossistema e identificar prováveis parceiros", diz Ricardo Abel, CEO da Digital Business, um grupo de empresas com foco em produção digital. O grupo, que possui três escritórios no Rio Grande do Sul e um em São Paulo, integra a comitiva gaúcha que estará presente nesta edição.

Com o apoio das marcas Band RS e Alright, Coletiva.net, em sua primeira cobertura internacional, acompanha em tempo real a conferência. Nesta segunda-feira, a partir das 16h30 (horário de Brasília), o presidente da Web Summit, o irlandês Paddy Cosgrave, fará a abertura do evento. Também falarão durante a cerimônia nomes como Margarete Vestager, a Comissária Europeia para a Concorrência; António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas; e António Costa, primeiro-ministro de Portugal.

Entre terça e quinta-feira, a programação de palestras inclui temas como comunicação, inteligência artificial e sustentabilidade. Na lista dos mil oradores, há robôs, políticos, esportistas, youtubers e CEOs de gigantes como Uber, Google, Facebook e Microsoft. Alguns dos destaques são as participações do ex-vice-presidente dos EUA, o ambientalista e Nobel da Paz Al Gore, do ex-presidente da França François Hollande e do diretor da campanha digital de Donald Trump, Brad Parscale.

Comentários