Aberta programação de debates do MaxiMídia

Agência Fallon apresentou suas lições criativas de sucesso e fracasso

Começou nesta manhã em São Paulo, com transmissão via satélite para 18 cidades, inclusive Porto Alegre, a programação de debates do MaxiMídia 2007. José Carlos Salles Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem, que promove o evento, fez a abertura oficial da 17ª edição e, em seguida, Rosemary Abendroth, diretora global de comunicação da Fallon, falou sobre "A criatividade como vantagem competitiva", substituindo Pat Fallon. O sócio e fundador da agência norte-americana fez uma breve apresentação em videoconferência, já que não pôde vir ao Brasil. Sua empresa está no mercado há 25 anos, tem sede em Minneapolis e se especializou em cases que tiveram como maior desafio os baixos orçamentos. Rosemary fez uma inspirada apresentação sobre o conceito de "Alavancagem Criativa", desenvolvido pela Fallon.


A teoria consiste em sete mandamentos: começar sempre do zero, definir com extrema simplicidade o problema do cliente, encontrar uma forma de conexão emocional, focar em idéias em vez de orçamentos, buscar riscos estratégicos, colaborar ou morrer e ouvir os clientes quantas vezes forem necessárias. Entre os cases mais famosos da agência, estão os filmes para a BMW em 2002 que mudaram o Festival de Cannes, o reposicionamento dos automóveis tchecos Skoda no Reino Unido após aquisição da VW, o Holliday Inn Express e o lançamento da empresa aérea de baixo custo TED. Todos tinham como característica idéias fortes, impactantes, revolucionárias e de baixo custo. Para mostrar que o risco faz parte e que nem sempre a criatividade por si só resolve, ela também detalhou o fracasso da campanha para reposicionar a cerveja Miller Lite, onde o humor arrojado desagradou os distribuidores e o público interno da empresa.


Participaram da mesa de debates Celso Loducca (Loducca), Paulo Camossa (AlmapBBDO), Samuel Russel (GM) e Marcelo Salles Gomes (Meio&Mensagem), como moderador. Na capital gaúcha, discutiram o tema Beto Callage (DCS), Ilton Teitelbaum (Famecos), Carlos Saul Duque (Dez) e Fabio Bernardi (Paim).


Daqui a pouco, às 14h30min, terá início o painel "Novos tempos e novos desafios - A eficácia da mídia em mutação", do qual participa, direto de São Paulo, o diretor do Grupo RBS Pedro Parente. A transmissão via satélite pode ser acompanhada no Teatro do Prédio 40 da PUC. Mais informações pelos telefones (51) 3327-3700.

Comentários