Criativos falam da difícil rotina de criar para o varejo

Mauro Dorfmann, Charles Cruz e Hugo Novaes foram os debatedores

"Criação para Varejo - A propaganda criativa vende no outro dia?" foi a palestra que abriu a programação da tarde desta quinta-feira, da Semana da Propaganda. Mauro Dorfmann, vice-presidente da ARP (Associação Riograndense de Propaganda) e diretor da Dez, foi o responsável pela abertura do evento, que contou com a apresentação de Charles Cruz, diretor de Criação da conta Magazine Luiza pela agência Ogilvy, e Hugo Novaes, diretor de Criação da conta do Hipermercado BIG, gerenciada pela QG. Dorfmann abriu os trabalhos agradecendo a parceria do CJC (Clube dos Jovens Criativos), que colaborou na organização da palestra.


O gaúcho Charles Cruz, que há um ano reside em São Paulo, começou sua apresentação com um breve histórico de sua carreira. "Ainda sou novato na área de criação para varejo, mas fazendo uma retrospectiva desse primeiro ano acho que o trabalho teve um bom resultado", declarou. O saldo foi positivo, mas o pragmatismo do varejo exigiu dele persistência e criatividade. "Para vocês terem uma idéia foram seis campanhas reprovadas em praticamente um ano", contou. Ele explica que o alto número de reprovação está relacionado ao principal objetivo do cliente: vender. Para tornar visível o trabalho construído junto ao Magazine Luiza ao longo deste ano, Cruz apresentou ao público campanhas criadas para datas especiais, como Dias das Mães e dos Namorados e Copa do Mundo. "A criação não foi completamente livre, mas tivemos a oportunidade de argumentar e, o mais importante, dar início a uma nova fase de comunicação entre o Magazine Luiza e o público", disse.


Dorfmann ressaltou que a criação para varejo "é um negócio construído todos os dias". Hugo Novaes, a exemplo de Cruz, fez um rápido histórico profissional. Há seis anos ele trabalha com o varejo e há cerca de um, o carioca está na QG de Porto Alegre, diretamente com o cliente BIG. Com mais experiência, afirmou que "criar para o varejo é muito diferente, pois existe mais rigidez". O debate reuniu cerca de 75 pessoas. A próxima palestra está prevista para as 17h e abordará o tema "Desvendando a Psicologia do Consumidor", com Leandro Tonetto, doutor em Psicologia pela PUC e professor da ESPM.

Comentários