Fala, mercado!

Vencedor da categoria universitária em 2015, Leonardo Pujol ressalta importância do tema à sociedade

Leonardo Pujol | Arquivo pessoal
O terceiro colocado, em 2015, na categoria universitária do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, Leonardo Pujol, declarou ao Coletiva.net que a distinção é extremamente fundamental para ressaltar a importância do tema à sociedade. "O reconhecimento tem toda a relevância possível, a partir do momento em que o Jornalismo, como atividade, se mostra cada vez mais fundamental na era das mentiras e, paradoxalmente, cada vez menos valorizado pelas corporações de mídia", explicou.
Também acredita que a premiação põe em evidência as questões que permeiam o meio ambiente, como as mudanças climáticas, que, conforme o bacharel em Jornalismo, interferem nos índices de chuva, gerando seca ou enchentes. "Além de aumentar as doenças, já que o planeta mais quente é propício para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças."
Admirador antigo do concurso, Leonardo garante que a pauta ambiental necessita de mais espaço na mídia e que ela é relevante ao leitor. "A própria existência do prêmio já reforçava isso para mim, ganhá-lo, então, foi ter a certeza absoluta disso", disse. Ele ainda recomendou que universitários e colegas de profissão participem de iniciativas como esta, pois elas "servem de termômetro para a qualidade do trabalho, de incentivo diante dos desafios da profissão e de oportunidade para se fazer ouvir vozes que estão excluídas daquilo que a massa da sociedade julga importante".

Comentários