Internet e TV digital são destaque no MaxiMídia

Painel realizado agora há pouco analisou as novidades de uma mídia em mutação

O debate "Novos tempos e novos desafios - A eficácia da mídia em mutação" deu seqüência agora à tarde aos trabalhos do Maximídia, evento que se realiza em São Paulo, com transmissão via satélite para Porto Alegre. Sob a mediação de João Dória Jr., participaram do painel Daniel Barbara, (Associação Brasileira das Agências de Propaganda), Fernando Madeira (Terra), Giancarlo Civita (Grupo Abril), Octávio Florisbal (Organizações Globo) e Pedro Parente (RBS). De início, algumas questões foram de senso comum entre os participantes, como o crescimento da importância do papel do mídia atualmente, a resistência do rádio, como atender às exigências do novo consumidor (jovens entre 18 e 25 anos), e a revolução que a TV digital vai trazer para a TV aberta.


Daniel Barbara registrou que é impressionante como o mercado publicitário cresce exponencialmente em um país onde a economia é tão instável. Prova disso é a aceitação rápida da internet como mídia de massa, surpreendentemente entre as classes D e E. Segundo Fernando Madeira, o número de usuários de banda larga também cresce a cada dia, pois a internet proporciona serviços interativos diversos, além de conteúdos, segmentados ou não. Seu alcance também cresce na medida em que a internet se adapta a qualquer tipo de tela de reprodução. "O conteúdo do Terra tem que ser criado para ser adaptado a todos os tipos de tela: celular, computador, televisão, elevador, ônibus e até metrô", lembrou Madeira.


Com relação à TV Digital, todos os participantes concordam que sua chegada vai alterar os espaços dedicados a anúncios e o próprio enfoque dado pelas agências de propaganda. Octávio Florisbal conta que no caso das novelas da Globo, por exemplo, muitas terão que ser adaptadas para a TV Digital. "Desde a cenografia, passando pela iluminação e maquiagem, terão que receber adaptações para estarem à altura da qualidade da imagem digital". Civita acha que a televisão digital está vindo para o Brasil com 10 anos de atraso e que vai demorar algum tempo para que os anunciantes se adaptem a esta nova realidade.


Durante o painel, foram enviadas perguntas de pessoas presentes no evento em São Paulo e pelos espectadores do Maximídia SAT, espalhados em 18 cidades.

Comentários