'Todo mundo quem??' é estudo trazido ao FT18

Pesquisa investiga brasileiros que não possuem redes sociais

Palestrantes apresentam estudo sobre quem está fora das redes sociais - Divulgação/Coletiva.net

Os pesquisadores Luiza Futuro e Felipe Teixeira trouxeram ao Festival da Transformação 2018 o seu estudo 'Todo mundo quem?', que faz uma investigação sobre os 100 milhões de brasileiros que estão fora das redes sociais. "Esse não é um projeto sobre quem está certo ou errado, mas um diagnóstico sobre a realidade", afirmou Felipe na manhã deste sábado, 24, no prédio B, da instituição de ensino. Luiza, por sua vez, apontou a realidade do Brasil quando o assunto é redes sociais: "47% da população têm perfis. O Brasil é o segundo colocado em movimentações nas redes. A gente usa muito", explicou.

Ela ainda relatou a existência de 'Nativos Sociais', pessoas que podem estar nas redes sociais, mas optaram não fazê-lo. "As principais motivações são privacidade e indisponibilidade, vício, narrativa narcísica, além de estabelecer outra forma de comunicação", enumerou, em referência aos motivos que afastam esse público das redes. Além disso, Luiza revelou que é um equívoco pensar que essas pessoas estão desconectadas. "Eles acessam a internet, pesquisam como nós. Conhecem Spotify, Netflix, Internet Banking, e todos os outros", desmistificou.

Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, Felipe salientou que o estudo também é uma forma de entender a realidade brasileira: "Queríamos identificar o público que estava nas redes e entender por qual motivo tem gente que não usa", disse ao portal.

A equipe do veículo online, em parceria com o Multiverso IPA, acompanhará toda a movimentação do evento. Com apoio do Grupo RBS e Sicredi, jornalistas e estudantes alimentarão o portal e as redes sociais durante os dois dias do FT 2018.

Comentários