Relação entre Jornalismo e Publicidade é discutida no FT18

Palestra de Clarissa Barreto fez sucesso entre profissionais e estudantes de Comunicação

Clarissa Barreto aborda Jornalismo e Publicidade - Divulgação/Coletiva.net

'Um bom texto é um bom texto: como ser jornalista ajuda na Publicidade e Propaganda' foi o tema da palestra de Clarissa Barreto. Jornalista, ela atua desde junho como redatora publicitária na W3haus. No início da sua fala no Festival da Transformação 2018, Clarissa contou da vontade de fazer tudo ao mesmo tempo: "Hoje mesmo, de manhã, fui na aula de fazer linguiça", comentou, provocando gargalhadas do público. Ela relacionou essa fala com sua profissão e palestra. "Eu saí de um veículo e abri uma empresa para fazer freelancer."

Entretanto, salientou que voltou a trabalhar em veículo simultaneamente com a empresa. "Acumulo funções. Fora isso, faço coisas aleatórias, como o curso de linguiças." Para ela, uma característica que une as duas profissões é que ambas contam histórias. Clarissa ainda comentou sua percepção sobre criatividade: "Não é algo pronto, é uma soma de imprevisto, improviso e repertório", explicou.

A jornalista acredita que o que diverge o Jornalismo da Publicidade é que os primeiros, geralmente, contam histórias se preocupando em falar a verdade. "É por isso que os jornalistas estão ganhando força nesse meio", afirmou. Ela ainda destacou a importância de manter essa característica jornalística e fazer com que os publicitários a adotem.

A equipe de Coletiva.net, em parceria com o Multiverso IPA, acompanhará toda a movimentação do evento. Com apoio do Grupo RBS e Sicredi, jornalistas e estudantes alimentarão o portal e as redes sociais durante os dois dias do FT 2018.

Comentários