Diretora da Enquadra compartilha os três P's do conteúdo em vídeo

Maria Eduarda Fortuna trouxe dados de mercado que mostram por que o formato deve ser protagonista na estratégia de marketing

Maria Eduarda defendeu consistência na produção de vídeos - Karen Vidaleti/Coletiva.net

Mais de 80% do conteúdo consumido em redes sociais tem como formato o vídeo, segundo o eMarketer. O dado foi apresentado pela diretora da Enquadra, Maria Eduarda Fortuna, ao conduzir a palestra 'Vídeo: novo protagonista na sua estratégia de marketing', durante o Festival da Transformação (FT18).  Diante dessa realidade e do crescimento do mobile - estimado em 40% ao ano -, ela sustentou que é importante consistência na criação. Para isso, sugeriu basear as estratégias de conteúdo em vídeo no que chamou de três P's: pessoas (para quem?), propósito (por quê?) e plataforma (para onde?).

Maria Eduarda lembrou que, há alguns anos, quem não tinha um site não existia. E o mesmo acontece com o vídeo. Em seguida, alertou: criar conteúdo no formato é uma tarefa cada vez mais complexa. "É preciso criar conteúdo que engaje, que seja multiplataforma e multiformato, cada vez mais rápido, mais barato e com qualidade", comentou. Segundo ela, é necessário planejar, ao menos, dois meses de conteúdo, antes de colocar um vídeo no ar.

Ferramentas como Google Trends, Vidiq, Keyword.IO, buscas do Youtube e até mesmo o Yahoo Respostas permitem descobrir quais assuntos o público procura na internet, o que pode ajudar na definição de temas. Quanto à estrutura, reforçou a necessidade de montar um roteiro que vá direto ao ponto, pois os primeiros segundos são decisivos para captar a atenção do público e, por fim, disse que é preciso entregar exatamente o que foi prometido na chamada do vídeo. "Tem que ter empatia na hora de criar conteúdo em vídeo", ressaltou.

A equipe de Coletiva.net, em parceria com o Multiverso IPA, acompanhará toda a movimentação do evento. Com apoio do Grupo RBS e Sicredi, jornalistas e estudantes alimentarão o portal e as redes sociais durante os dois dias do FT 2018.

Comentários