FT18 conhece case 'Como a Coca-Cola virou uma marca de calçados'

Paulo Henrique Schneider, da Sugar Shoes, explanou sobre a trajetória da empresa que produz chinelos e tênis

24/11/2018 12:50
FT18 conhece case 'Como a Coca-Cola virou uma marca de calçados' /Divulgação/Coletiva.net

Com a motivação de que o Brasil é o país que mais consome objetos da Coca-Cola, a exemplo de bonés, meias, óculos e mochilas, a empresa de calçados Sugar Shoes decidiu surfar nesta onda. Localizada em Picada Café, no interior do Rio Grande do Sul, a fábrica que trabalha com marcas como Capricho, Disney e Disney ainda possui no portfólio a Coca-Cola Shoes, que produz tênis e chinelos. Paulo Henrique Schneider esteve no Festival da Transformação 2018, neste sábado, 24, para representar e contar sobre a trajetória da maior licenciada do refrigerante.

Criada em 1998, mas trabalhando com a Coca-Cola desde 2009, a Sugar Shoes começou fabricando pares de tênis e, depois, criaram os chinelos. Em 2018, os dois negócios são altamente rentáveis e se complementam, de acordo com Paulo Henrique. Para tal façanha, viajam semestralmente, tanto para buscar referências de tendências, bem como para apresentar os projetos que conquistaram a aprovação da equipe americana, sediada em Atlanta.

Ao iniciarem com a produção de um modelo de tênis parecido com o da Converse, entenderam que as pessoas não reconheciam a marca. Então, criaram uma nova identidade e, hoje, o produto criado em 2016 foi consolidado como o mais vendido após dois anos. Paulo Henrique mostrou ao público um vídeo onde, ao comprarem uma Coca-Cola no bar de uma universidade, as pessoas receberam um cooler da marca com o tênis dentro. ?Tudo o que tem a marca Coca-Cola as pessoas querem, pois a marca tem carisma?, disse ele, ao completar que a pessoa pode até não gostar da bebida, mas tem algo dela em casa.

Contudo, apesar do grande apelo que o refrigerante possui, há necessidade da realização de campanhas. Para isso, convidam influenciadores digitais. Neste ano, quem participou das ações e propagandas da Coca-Cola Shoes foi o cantor sertanejo Luan Santana. Um dos projetos se centrou em instigar os profissionais das lojas da marca: quem vendesse mais produtos em determinado estabelecimento ganhava ingressos para o show dele. Outra ação consistiu no artista enviar tênis para os amigos famosos postarem nas suas contas pessoais. Isto porque, de acordo com Paulo Henrique, o grande desafio hoje é fazer com que as pessoas reconheçam a marca de refrigerantes também como calçados.

A equipe Coletiva.net, em parceria com o Multiverso IPA, acompanhará toda a movimentação do evento. Com apoio do Grupo RBS e Sicredi, jornalistas e estudantes alimentarão o portal e as redes sociais durante os dois dias do FT 2018.