Futuro do trabalho na era das máquinas norteia palestra de Carol Cintra

Diretora da ThoughtWorks aposta no aprendizado constante

Carol Sintra palestrou no FIC 2018

Carol Cintra, diretora-presidente da ThoughtWorks, apresentou sua palestra 'Na Era das Máquinas, o que mais faltam são pessoas', no Festival de Interatividade 2018 (FIC), no Teatro Unisinos, em Porto Alegre. A palestrante comentou sobre o futuro do trabalho, questão que, segundo ela, muitos ainda possuem visões negativas. Conforme a convidada, a visão da empresa sempre foi de melhorar a humanidade através de softwares. E isso aconteceu gerando um ecossistema socialmente responsável com relacionamento sólido, dando visibilidade para indústria de tecnologia e, principalmente, das emergentes, e advogando em prol de justiça social e econômica.

A profissional falou ainda que é necessário o aprendizado diário para entender o que cada cliente necessita. Ressaltou o fato de aparecer uma nova linguagem, plataforma e ferramenta em poucos espaços de tempo, o que resulta na atualização de conhecimento constante para convergir com as decisões do cliente final.

Ao contrário do pensamento defendido por uma parte da população, de que as máquinas irão causar o caos social, Carol esclareceu que os robôs, em conjunto com os humanos, trarão a possibilidade de resultados melhores. Exemplificou utilizando o case da Bia, do Bradesco, que foi desenvolvida juntamente com os antigos Call Centers da marca, que se tornaram Consultores de Inteligência Artificial no processo. Para ela, a reciclagem é importante nessa questão, pois aproveita o que qualquer pessoa tem a oferecer e não se limita apenas a uma "caixinha" que delimita o que a mesma pode desenvolver.

Entre 29 e 30, as atrações ocorrem na Unisinos, com realização da Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi-RS). A equipe de Coletiva.net, em parceria com o Multiverso IPA, realiza a cobertura em tempo real de todas as movimentações do local.

 

Comentários