Gestão das redes públicas de ensino é tema Richard Lucht no FIC 2018

Atividade trouxe dados e case acerca da Educação no Rio Grande do Sul

Richard Lucht, sócio-fundador da Cortex - Inteligência e Sistemas em Educação - Divulgação/Coletiva.net

Richard Lucht, sócio-fundador da Cortex - Inteligência e Sistemas em Educação, trouxe ao Festival de Interatividade e Comunicação a palestra 'From darkiness to AI: uma experiência real na gestão das redes públicas de ensino'. A atividade aconteceu no Auditório da Unisinos (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600), na tarde desta terça-feira, 30.

A fala de Richard trouxe dados sobre a Educação no Brasil: "A cada 20 crianças que entram na escola, três concluem os estudos com a idade correta e com desempenho adequado em Língua Portuguesa e apenas uma em matemática. A situação da educação no país é aterrorizante", lamentou.

Visando atender à Gestão Escolar, destacada como principal problema no processo da educação pública, em parceria com Secretaria Estadual de Educação, a Plataforma de Gestão Escolar da Cortex implantou um projeto piloto para testar a funcionalidade no ensino público. A ação beneficiou 15 escolas, 400 professores e 100 gestores. "A plataforma notifica os responsáveis a respeito das notas, presenças e problemas ligados ao filho. O problema é que a participação dos pais, mesmo com as informações na palma da mão, não buscavam obtê-la", afirmou.

Sobre o assunto proposto pelo Festival, ele comentou: "As dúvidas são muitas, mas uma coisa é certa: a Inteligência Artificial é trabalho realizado por pessoas. Ou seja, o que é feito pelo ser humano nunca sobreviverá sem ele, nem o substituirá", afirmou.

As atrações ocorrem na Unisinos, com realização da Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi-RS). A equipe de Coletiva.net, em parceria com o Multiverso IPA, realiza a cobertura em tempo real de todas as movimentações do local.

Comentários