Inteligência Artificial aliada à Música é tema de palestra no FIC 2018

Atividade deu início à programação no Auditório da Unisinos

Primeira palestra no auditório da Unisinos, com Giordano Cabral - Divulgação/Coletiva.net

A manhã de palestras no Festival de Interatividade e Comunicação (FIC 2018) acontece na Unisinos Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600). O evento recebeu Giordano Cabral, mestre em Inteligência Artificial e doutor em Tecnologia para a Música.

O convidado trouxe para o FIC 2018 a palestra 'Da arte ao artificial: as próximas revoluções na música com IA, IoT e Big Data'. Durante sua participação, apresentou a importância das informações na construção de uma base de dados, destacando a relevância disso na vida das pessoas. "Absolutamente qualquer coisa precisa de inteligência artificial, a diferença é que, atualmente, temos uma base de dados imensurável. Para a análise desses, utilizamos Big Data."

Para exemplificar, Cabral mencionou o Spotify. "Ele é o aplicativo que representa minha área de atuação. O objetivo é saber os gostos de cada usuário, cada um dos mais de 200 milhões. Vocês conseguem entender a proporção disso?", indagou.

Em entrevista ao Coletiva.net, Giordano contou que seus estudos acerca do tema se iniciaram pelo apreço e pela curiosidade na união de ambos. "Foi tudo muito intuitivo, eu queria trabalhar com tecnologia e música. A Inteligência Artificial era onde eu via essa possibilidade. Aqui estou hoje", explicou.

Até amanhã, 30, as atrações ocorrem na Unisinos, com realização da Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi-RS). A equipe de Coletiva.net, em parceria com o Multiverso IPA, realiza a cobertura em tempo real de todas as atrações.

Comentários