FIC19: Alê Garcia fala sobre propósitos e representatividade na publicidade

Publicitário, que também é escritor, palestrou na tarde desta terça-feira

Alê Garcia palestra sobre diversidade no FIC19 - Divulgação/Coletiva.net

Pontualmente às 15h, Alessandro Garcia iniciou sua palestra sobre propósitos e representatividade negra na publicidade, durante esta terça-feira, 29, no Festival de Interatividade e Comunicação (FIC19). Ele falou sobre sua trajetória, pontuando que, além de publicitário, é escritor há mais de 15 anos. A atividade, que ocorreu no Auditório 1 da Unisinos Porto Alegre, contou com cerca de 100 participantes.

Após compartilhar seu contexto histórico, Alê afirmou que "propósito é o motivo de fazermos o que fazemos. Por mais legal que sejam as nossas profissões, uma hora pode ser que não tenhamos mais tesão. Mas temos que ter um propósito. Isso é tudo na vida", disse. Abordou, também, a necessidade de nos rotularmos acerca do que fazemos, sempre em um sentido complementar. Para ele, tal explicação não deveria se estender, bastando apenas o primeiro nome e a afiliação.

Em outro momento, apresentou dados publicitários com os quais demonstrou que já no ano que vem oito em cada 10 brasileiros se autodeclararão negros. Contudo, na publicidade, 90% das pessoas nas propagandas são brancas. Alê também citou o podcast que criou, 'Negros da Semana'. No conteúdo semanal, apresenta negros que marcaram a história nacional ou internacionalmente. Para ele, "narrativas podem empoderar, informar e inspirar. E, quando as pessoas se dão conta dessas transformações, elas podem guinar suas vidas".

Por conta da criação deste podcast, o publicitário e escritor foi convidado a passar uma semana no 'Youpix creators boost'. "Uma vez lá, tu ficas entendendo quem tu és, porque teu conteúdo é relevante, como precificar e apresentar o teu projeto, entre outros aspectos essenciais. Então, realmente foi uma mudança de vida. Ali, me dei conta de que o Youpix entendeu o propósito do 'Negros da Semana', contou.

A cobertura online está a cargo dos repórteres Bruno Dornelles, Ilana Xavier, Gabriela Boesel, Márcia Christofoli e Patrícia Lapuente. O portal é alimentado, bem como as redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram, com fotos, reportagens e transmissões ao vivo. Esta cobertura conta com o apoio da BriviaDez e do Grupo RBS.

Comentários