FIC 2019 traz case QuintoAndar

Décima quinta edição do evento contou com a participação do gerente regional da startup focada no aluguel de imóveis, Arthur Malcon

Arthur Malcom, do QuintoAndar - Divulgação/Coletiva.net

No primeiro dia de evento, a tarde do Festival de Interatividade e Comunicação (FIC), começou no Auditório 2 da Unisinos com a palestra de Arthur Malcon, gerente regional da startup QuintoAndar, presente em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e na cidade do Rio de Janeiro. O profissional trouxe à 15ª edição do evento o case da empresa de tecnologia focada no aluguel de imóveis.

Ele começou o painel enfatizando a importância da inovação e questionando o público: "Por que algumas pessoas mudam o curso da história? O que elas têm que os outros não têm?". Em relação ao QuintoAndar, afirmou que são uma empresa que, mesmo crescendo muito, não busca o consenso. "Estamos sempre atrás da novidade", revelou.

Como plano de fundo, trouxe dois conceitos de inovação: a incremental (agrega valor para necessidades mais imediatas dos consumidores, melhorando processos, tecnologias ou experiências) e disruptiva (altera o modelo de negócio e revoluciona todo um mercado, introduzindo novos concorrentes em determinado segmento e trazendo forte impacto para a sociedade) - nos quais a startup se enxerga.

A startup foi criada pensando no seguinte problema: todos precisam de um lugar para morar. E, a cada dia, mais pessoas preferem a opção de housing como serviço e não como posse. O primeiro motivo é o econômico, pois os preços dos ativos estão aumentando, as pessoas não conseguem a localização que querem e também não desejam ser os donos do local. A segunda razão é demográfica, pois mais pessoas estão vivendo sozinhas, além de uma mudança de pico de compra, de 25 para 45 anos.

O comportamental é o último motivo, visto que há valor da conveniência e flexibilidade e não há mais estigma sobre não ser proprietário. Atentos a isso, e entendendo que alugar é muito difícil, mapearam as dificuldades do processo. Assim, criou-se uma plataforma que simplifica a locação residencial do início ao fim.

De acordo com Marlon, trazem uma solução melhor e mais barata para os inquilinos e proprietários. Dentre elas estão a conveniência de proteção contra danos e reparos, despejos e cobrança, bem como menos visitas e análise de crédito rápida. Criaram, ainda, condições para que mais agentes adicionem valor, como corretores, fotógrafos e vistoriadores. Com início em 2013, começaram a crescer mais rápido a partir de 2017.

São apoiados com investidores globais, com know-how em cada pilar de negócio e visão de longo prazo. Além de ajuda financeira, auxiliam com conhecimento de negócios, a exemplo da Qualcomm, que os auxiliou com plataformas mobile, e da Kaszek, uma fintech.

Em relação aos planos para o futuro, eles têm alguns projetos. O QuintoAndar Prime - atendimento atencioso e físico para o proprietário (para unir digital ao local, e inovação à tradição). O branded rentals, que subirá a qualidade dos imóveis disponíveis para locação por meio de parcerias incorporadas. Além disso, o fintech services, onde o primeiro produto foi o redesenho da garantia locatícia, com produtos financeiros beneficiados por dados.

"Nossa missão é ambiciosa, melhorar como as pessoas moram. Uma revolução que vai além do processo de aluguel. Auxiliam com a maximização da liquidez e preço, assim como ampliação e qualificação de mercado", afirmou, explicando que, para tal, valem-se de dados e inteligência artificial para saberem o que os inquilinos procuram, além de cuidarem do projeto e da obra por meio de pagamento facilitado.

A cobertura online está a cargo dos repórteres Bruno Dornelles, Ilana Xavier, Gabriela Boesel, Márcia Christofoli e Patrícia Lapuente. O portal é alimentado, bem como as redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram, com fotos, reportagens e transmissões ao vivo. Esta cobertura conta com o apoio da BriviaDez e do Grupo RBS.

 

Comentários