Alice Sonntag: "Reinvenção dos jornalistas demandou adaptação das assessorias"

Profissional da Fato Comunicação esteve no FT18 explicando a mudança do público das assessorias

Alice Sonntag, da Fato Comunicação - Divulgação/ Coletiva.net

Alice Sonntag, que é assessora de imprensa na Fato Comunicação, trouxe ao Festival da Transformação (FT18) sua experiência profissional e apontou mudanças que aconteceram com o mercado de assessoria de imprensa desde 2015, quando ingressou na área. "Atualmente, os assessores não falam somente com a imprensa, porque os jornalistas não são os únicos necessários para obtermos informação", alertou. "A sociedade é hiperconectada, todos disseminam informações e, por isso, foi importante se reinventar", explicou.

Para ela, a saída é apostar em novas mídias e novos canais. "Youtubers, influenciadores, poder público, blogueiros e formadores de opinião são a melhor opção. Hoje em dia, as assessorias de imprensa são, mais do que isso, de comunicação corporativa, pois não falam mais apenas com a imprensa, mas com personalidades capazes de disseminar uma ação" afirmou.

Ela ainda comentou a causa de tudo isso: "Os jornalistas tiveram que se reinventar. Os veículos tradicionais não absorvem mais os profissionais, por isso essa procura deles por espaço na internet. Hoje, é com eles que os assessores precisam manter boas relações".

Para se aproximar desses influenciadores, Alice advertiu que "é necessário estar onde eles estão. E-mail ainda é utilizado em alguns casos, mas a maioria dessas pessoas está no Instagram. É importante se apropriar dos conteúdos que o influenciador posta e como ele gosta de ser chamado, isso aumenta a chance de ganhar a atenção e a divulgação".

A equipe de Coletiva.net, em parceria com o Multiverso IPA, acompanhará toda a movimentação do evento. Com apoio do Grupo RBS e Sicredi, jornalistas e estudantes alimentarão o portal e as redes sociais durante os dois dias do FT 2018.

Comments