Encontro Internacional de Imprensa termina com homenagens

A ARI recebeu distinções da RBS e da imprensa uruguaia

20/12/2005 15:07

O II Encontro Internacional de Imprensa, promovido pela ARI (Associação Riograndense de Imprensa) nesta segunda-feira, 19, encerrou suas atividades com uma série de homenagens e elogios à entidade. ?Foi emocionante receber a distinção de Nelson Sirotsky?, disse o presidente da ARI, Ercy Torma, a Coletiva.net. Ele recebeu das mãos do diretor-presidente do Grupo RBS ? que ofereceu um coquetel aos participantes do evento ? uma obra de arte comemorativa aos 70 anos da Associação. ?Desde a época em que meu pai presidia a RBS, sempre tivemos um excelente relacionamento com a ARI. Nós fazemos questão de continuar apoiando todas as iniciativas da entidade?, discursou Sirotsky.

O presidente da Organización de la Prensa del Interior (OPI), Alvaro Riva, também agraciou a ARI com uma placa, dada em nome da imprensa uruguaia. E o gerente de programação da Rádio Farroupilha, Gugu Streit, coordenou outra homenagem, entregando uma placa à entidade e lembrando que a emissora também acaba de completar 70 anos.

Ercy Torma qualificou o II Encontro Internacional de Imprensa como ?excelente, com painéis e palestrantes de altíssimo nível?. Durante a tarde (leia notas sobre os painéis da noite, aqui e aqui), o presidente da OPI, Alvaro Riva, a jornalista da Folha de S.Paulo e colunista de O Sul, Eliane Catanhede, e o escritor e jornalista Flávio Tavares falaram sobre os novos desafios do profissional de comunicação. ?Ser multimídia é uma necessidade. Quem quiser exercer uma única função estará fora do mercado?, analisou Eliane.

A alegria de Ercy Torma só não foi completa devido ao público. Ele definiu como ?lamentável? a média de 50 pessoas presentes nos painéis apresentados: ?Sabíamos que, nesta época do ano, não teríamos no encontro tanta gente como esperávamos. Mas perceber nos jornalistas gaúchos uma falta de interesse com os problemas da classe é decepcionante?. Porém, Torma garantiu que este fato não desanima a ARI, ?pois somos teimosos, e temos orgulho de representar a nossa categoria?.