Tudo pronto para as comemorações dos 200 anos de Imprensa

Evento idealizado pela ARI inicia nesta segunda-feira, com extensa programação

30/05/2008 18:55

A partir de uma iniciativa da Associação Riograndense de Imprensa, os 200 anos de implantação da Imprensa no Brasil serão comemorados durante uma semana de atividades, no período entre 2 e 7 de junho. O evento visa a provocar a reflexão sobre o papel do Jornalismo na sociedade atual e sua importância na formação do pensamento, da opinião e do comportamento. O Dia da Imprensa foi criado em 1999, com a publicação da lei 9.831, de 13 de setembro, e 1º de junho marca a data de veiculação da primeira edição do Correio Braziliense, jornal editado por Hipólito José da Costa em Londres, em 1808.

Na Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a semana será repleta de atividades em comemoração ao bicentenário da imprensa brasileira. Com o apoio da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e de entidades do setor, como o Sindicato dos Jornalistas e a Agert (Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão), a ARI pretende, com esta iniciativa, ?executar seu papel de liderança na sociedade gaúcha?, segundo explicou o presidente da entidade, Ercy Torma.

Estão programadas atividades que buscam atingir os profissionais de imprensa, veículos de comunicação, estudantes, anunciantes, academia e os poderes públicos. Na segunda-feira, 2, a ARI lança o Projeto Estudante Sócio da ARI: vai assinar convênios com as faculdades de comunicação, entre eles o que estabelece ingresso diferenciado para facilitar a associação de estudantes à entidade. Na terça-feira, 3, o ponto alto será a abertura da exposição temática no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, que mostrará documentos e objetos representativos da época.

Quinta-feira começa um dos destaques da programação, o Fórum de Debates ?As perguntas que não calam ? Perspectivas da imprensa brasileira?, que terá a participação de estudiosos e profissionais de expressão no cenário do jornalismo brasileiro. A idéia é levar a imprensa a questionar a si mesma, para refletir sobre suas práticas e assumir suas responsabilidades. ?O objetivo deste debate é levantar uma grande interrogação sobre as tendências e os caminhos da imprensa nacional, abordar temas atuais e instigantes para o setor, além de reunir as principais cabeças para um debate franco e aberto?, disse Ercy.

Inscrições para o Fórum de Debates podem ser feitas através do endereço https://capacita.plugin.com.br/ari/formulario/prog.asp ou pelo telefone (51) 3061 3000.