Administrador explica os hábitos do consumidor na Innovation Week

Da Unisinos, Fernando Santini trouxe exemplos de hábitos do cliente na quarta noite do evento

Fernando Santini - Divulgação/Coletiva.net

Doutor em Administração, Fernando Santini, que atua como professor na Unisinos, trouxe para a Innovation Week a palestra 'Promoção de Vendas', dentro da temática 'Negócios', para qual a quarta noite do evento é dedicada. Para o auditório da ESPM-Sul, o administrador apresentou cases, ferramentas e estratégias que vão de encontro com os hábitos dos consumidores.

Abrindo a última apresentação da noite, Santini ressaltou que, dentro de uma estratégia de vendas, o valor é o foco, sendo que ele é uma comparação entre custo e benefício, que tem que ser maior que o primeiro. Entre os tipos de benefícios explicados pelo profissional, existe o social, que é aquilo que a marca reflete para o público. "Se você vê um conhecido tomando um Dreher, vai ficar preocupado com ele, mas se enxergar essa mesma pessoa bebendo um Johnny Walker, vai, automaticamente, crer que ela está bem e, provavelmente, vai até querer se aproximar para beber junto", exemplificou, ressaltando a construção de imagem criada pelas duas empresas que fabricam as bebidas.

Santini citou, também, o Facebook como exemplo de empresa que entrega uma série de benefícios. A Apple e a Duracell também surgiram no debate. "Será que esse tipo de empresa precisa ter um plano de promoção de vendas? Se sim, qual?", jogando o questionamento para o auditório, que, como resposta, opinou que não.

O administrador disse que promoção de venda motiva e encoraja o consumidor dentro de um período preestabelecido. Ele explicou que existem dois tipos de promoções: as monetárias, que oferecem desconto dentro de um valor de um produto; e as não monetárias, que incorporam alguma coisa a mais em troca, mas sem alterar o preço do produto.

Pesquisas envolvendo o hábito de consumo foram apresentadas por Santini, destacando que, muitas vezes, um alto desconto pode afastar o consumidor, que passa a utilizar a racionalidade, por questão daquela vantagem entrar no ditado "quando a esmola é demais, o santo desconfia". Por isso, tem que haver um cuidado na hora da criação das promoções de vendas, ressaltando que, muitas vezes, quando o público está desconfiado, o melhor é fazer ações não monetárias. 

Realizada pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e pelo Grupo de Marketing RS, a Innovation Week acontece de 1º a 5 de abril, na ESPM-Sul (Rua Guilherme Schell, 350 - Santo Antônio), em Porto Alegre. Com o apoio da Melnick Even, a equipe Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do evento.

Comentários