Ricardo Cappra fala sobre estudo e interpretação de dados

Palestrante abriu a segunda noite de palestras na ESPM-Sul

Ricardo Cappra abre a segunda noite da Innovation Week - Divulgação/Coletiva.net

Dando início ao segundo dia da Innovation Week 2019, promovida pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e Grupo de Marketing RS, o palestrante Ricardo Cappra, cientista de dados e líder da empresa Cappra Data Science, explanou sobre a transformação analítica e o que está acontecendo em relação aos dados no Brasil e no mundo. Em sua apresentação no auditório da ESPM-Sul, 'Impacto dos dados nos negócios', ele expôs para um público de cerca de 50 pessoas uma série de pontos que, na sua opinião, são fundamentais para entender o comportamento com a internet.

Para ele, o primeiro ponto é o caos: "Pensem que a gente, como sociedade, gerava um volume muito limitado de informação e dados e, nos últimos anos, encontramos meios que aumentaram essa velocidade de geração de dados, formando o conceito 'big data'. Precisamos de um conceito tecnológico pra traduzir isso", comentou, afirmando ainda que a nossa capacidade de consumo tem um limite, e nessa sensação de poder acaba-se ultrapassando esse limite. "O que acontece, hoje, na prática, é o que a tecnologia chama de 'overloading de informação', que é quando sobrecarregamos o processamento de informação que estamos consumindo", explicou.

Ainda segundo Cappra, justamente por esse motivo há muita gente doente e estressada. Esse caos de não conseguir consumir todo o montante está deixando as pessoas um pouco apreensivas, na sua visão. Em razão de todos estes acontecimentos, citou que o público está viciado em consumir cada vez mais informação, de forma quase descontrolada. "Entramos num ciclo vicioso desse negócio, e estamos todos intoxicados por consumo obsessivo. Crises de ansiedades são geradas a partir desse consumo", sentenciou.

Sobre as crises geradas por meio dessas novidades, Cappra reiterou que as pessoas deveriam estar preocupadas mesmo em investir em small data, e não mais em big data. "Afinal, o cérebro é um músculo. E, como todo músculo, ele fadiga", concluiu.

Realizada pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP) e pelo Grupo de Marketing RS, a Innovation Week acontece de 1º a 5 de abril, na ESPM-Sul (Rua Guilherme Schell, 350 - Santo Antônio), em Porto Alegre. Com o apoio da Melnick Even, a equipe Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do evento.

Comentários