Versão da hora

Estudo revela que americanos consideram cobertura jornalística pela web mais confiável do que em outras mídias

25/11/2008 17:43

Uma pesquisa desenvolvida durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos revela que a maioria dos norte-americanos considera a cobertura jornalística pela web mais confiável do que em outras mídias eletrônicas. Conduzido pela IBC (Independent Film Channel) e pelo instituto Zogby International, o estudo entrevistou cerca de 3.500 pessoas nos dois dias seguintes às eleições nos EUA. Dos entrevistados, 36,5% afirmaram que acham a internet mais confiável como fonte de notícias. A televisão, por sua vez, é a preferência de 20,3%, enquanto 16% vêem que o rádio é o meio de comunicação mais seguro. 

Segundo a pesquisa, 72,6% disseram acreditar que as notícias que lêem são prejudicadas pela influência de opiniões. Quase 75% dizem que a cobertura da mídia influencia no resultado das eleições presidenciais. Dentre republicanos, democratas e independentes, 93,9% afirmaram que Barack Obama recebeu mais atenção dos meios de comunicação do que John McCain. Apenas 4,1% dos pesquisados alegou o inverso. 

Quanto às mídias eletrônicas, 80% dos entrevistados disseram que a televisão não é um meio de informação confiável. Já o rádio ficou com um índice de rejeição de 84%. Com relação à Guerra do Iraque, 73,2% disseram que a mídia não deu uma cobertura real sobre o que aconteceu no conflito. A pesquisa foi realizada em todas as regiões dos EUA com pessoas que votaram no pleito de 2008. (Com informações da Folha Online)