Brasil é o país que mais se preocupa com fake news

Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters avaliou o comportamento de 37 nações

O Brasil é o país que mais se preocupa com fake news segundo o Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, que avaliou o comportamento de 37 nações. De acordo com o estudo, 85% dos entrevistados brasileiros manifestaram preocupação com a veracidade e a possibilidade de manipulação nas notícias lidas. Na sequência aparece Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Grécia (66%).

Na avaliação dos entrevistados, os principais responsáveis por adotar medidas de combate às fake news deveriam ser os veículos tradicionais de mídia (75%) e as plataformas digitais (71%). Segundo os pesquisadores, essa percepção estaria relacionada ao fato de muitas reclamações com foco na veracidade ou manipulação estarem relacionadas a mídias tradicionais, e não a conteúdos fabricados por sites desconhecidos.

A adoção de medidas de regulamentação pela União para atacar o problema ganhou aceitação, sobretudo, entre asiáticos (63%) e europeus (60%). No Brasil, diversos projetos de lei tramitam no Congresso visando estabelecer regras sobre o tema. O estudo completo pode ser lido aqui.

Comentários