Cerimônias de premiações são destaques na Capital

Entre quinta e sexta-feira, três eventos concederam prêmios a jornalistas na Capital

Os premiados do Corecon-RS - Reprodução

As ocorrências de três premiações movimentaram o cenário do jornalismo gaúcho. Desde esta quinta-feira, 13, estão ocorrendo eventos que homenageiam a produção de profissionais da área da Comunicação. O primeiro deles foi o Prêmio Corecon-RS 2018, realizado ontem. Os demais, Prêmio Jornalismo do Ministério Público e Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2018, ocorreram nesta manhã.

O 'Prêmio Corecon-RS 2018' aconteceu no hotel Continental, em Porto Alegre. A solenidade contou com homenagens para as categorias de 'Jornalista de Economia do Ano' e 'Prêmio Reportagem de Economia do Ano', onde concorriam as melhores reportagens de economia de mídia impressa, mídia digital/online e de radiojornalismo do Rio Grande do Sul. Um dos principais destaques da noite, o título de 'Jornalista de Economia do Ano' foi para o jornalista Leandro Mariani Mittmann, editor da 'Revista A granja'. Enquanto a distinção por 'Reportagem de Economia do Ano' foi entregue ao jornalista Fernando Soares, do jornal Pioneiro, pela reportagem "Corrida pelo dinheiro virtual". Esta premiação conta com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RS (Sindjors).

Já na manhã desta sexta-feira, 14, foi a vez da 20ª edição do Premio Jornalismo do Ministério Público reconhecer os melhores trabalhos em seis categorias. Dentre elas, destacam-se Proteção social, conquistada pelo jornalista Danton José Boatini Júnior e equipe, com a reportagem "Leite Compen$ado: Como a cadeia leiteira se renovou para reconquistar o consumidor após cinco anos da operação", e veiculada no jornal Correio do Povo; Segurança Pública, que premiou a jornalista Adriana Irion e equipe, do jornal Zero Hora, pela série de reportagens sobre o avanço de facções criminosas no Estado; e Sustentabilidade, onde a vencedora foi a jornalista Simone Feltes, da TVE, que realizou a matéria 'O que vem antes: direito à propriedade, segurança das pessoas ou direito à moradia?'.

Vencedores do Prêmio MP | PG Alves/MP-RS

No mesmo horário, ocorria também o evento de premiação 'Premio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2018', realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Neste também eram seis as categorias existentes. Na categoria 'Jornalismo Impresso', o primeiro lugar ficou com o jornalista Jefferson Klein, do Jornal do Comércio, que produziu a matéria 'Cooperativas levam internet ao campo'; já na categoria 'Telejornalismo', o vencedor foi Gabriel Garcia, da RBSTV, com a matéria 'Cooperativas ganham espaço e geram mais de 60 mil empregos no RS'.

Vencedores do Prêmio Cooperativismo Gaúcho | Divulgação/Sescoop-RS

Para conferir a lista total dos premiados em cada evento, basta clicar no hiperlink apontado no nome de cada prêmio.

Comments