Jornalistas já podem manifestar oposição à cota de solidariedade

Interessados devem manifestar-se pessoalmente ou, em casos específicos, por correio

Prazo para oposição encerra-se na próxima semana - Reprodução

Os jornalistas que queiram se opor ao pagamento da cota de solidariedade, referente ao fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019, já podem fazê-lo. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) informou a abertura do prazo na segunda-feira, 10, com encerramento na quarta-feira, 19. Para manifestar a oposição, é necessário comparecer à sede da entidade (Rua dos Andradas, 1270, 13º andar - Porto Alegre), das 12h às 18h, para preencher o formulário. Na solicitação, é preciso informar contato do setor de Recursos Humanos da empresa (nome do responsável, telefone e e-mail).

A homologação do acordo coletivo, informa o sindicato, prevê a abertura de dois períodos destinados à oposição ao pagamento da taxa. Quem se opôs em outra oportunidade deve fazê-lo novamente. Para aquele que não puder comparecer pessoalmente ao sindicato, por motivo de doença ou incompatibilidade de horários, e aqueles que atuam no interior do Estado, onde não existem delegacias sindicais, é preciso manifestar esse interesse individualmente e por escrito, reconhecer assinatura em cartório e encaminhar a solicitação pelos correios até a data-limite informada.

De acordo com o sindicato, o procedimento atende ao previsto em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que mantém o direito constitucional de a entidade fazer a cobrança, desde que seja oportunizada à categoria a possibilidade de se manifestar caso não queira fazê-la.

Aos que decidirem manter a contribuição, o Sindicato dos Jornalistas esclarece que os recursos arrecadados serão usados para manutenção da entidade, representação dos dirigentes em atividades sindicais, assessoria jurídica e contábil, além da oferta de convênios, atividades gratuitas e com desconto aos jornalistas, como palestras, seminários, congressos e cursos de interesse dos profissionais organizados pela entidade.

Comentários