RBS TV mobiliza equipe completa para debate com governáveis

Encontro foi o último antes da eleição que acontece neste domingo

Cinco candidatos participam de última sabatina antes deste domingo de eleições - Divulgação/ Coletiva.net

Como já é tradicional, o Grupo RBS promoveu o último debate entre candidatos ao governo do Rio Grande do Sul antes da eleição deste domingo, 7, e a equipe de Coletiva.net esteve presente. O encontro, que aconteceu ontem, 3, na sede da RBS TV, localizada no Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, foi transmitido após a novela Segundo Sol, das 21h, da Rede Globo. Na ocasião, mais de 100 pessoas trabalharam na função, de acordo com o responsável pela cobertura eleitoral, Marcelo Rech, que falou exclusivamente com o portal. Dentre estes profissionais estavam repórteres, produtores, editores e cinegrafistas, área jurídica, serviço de apoio e logística, além de seguranças.

Antes de começar o debate, um grupo de pessoas realizou um ato de apoio ao atual governador e candidato à reeleição, José Ivo Sartori (MDB), com bandeiras e gritos de guerra em frente à emissora. Também estiveram presentes os postulantes ao Palácio Piratini Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL), que foram mediados pelo jornalista e apresentador do RBS Notícias, Elói Zorzetto.

No estúdio, além dos concorrentes, mediador e cinegrafistas, estavam repórteres de GaúchaZH, que cobriram para rádio, online e impresso, além do G1. Cada candidato pôde levar dois assessores que ficaram sentados ao fundo do estúdio e, durante o intervalo, podiam conversar e trocar ideias. Ainda estava no local uma tradutora de libras, e, em um espaço perto do switcher, havia duas profissionais que fizeram a audiodescrição.

Ao lado do estúdio, uma sala especial abrigava demais membros das equipes eleitoreiras, além de colegas partidários e postulantes a outros cargos. Dentre eles, estavam o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do MDB, que concorre ao Senado; e a vice-presidente na coligação do petista José Haddad, Manuela D'Ávila, do PCdoB.

Ao portal, a gerente de programação da RBS TV, Alice Urbim, revelou que este ano foi um grande desafio, pois estavam fora da grade nacional. Devido à partida entre Grêmio X Atlético Tucumán pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, que aconteceu na última terça-feira, 2, quase no mesmo horário estipulado pela Rede Globo para transmitir os debates estaduais, inverteu-se a lógica de exibição. Desta forma, enquanto ontem a novela Segundo Sol foi mais longa aqui no Rio Grande do Sul, a programação nacional transmitia uma partida de futebol simultaneamente.

De acordo com Rech, a empresa de mídia começa a preparar bem cedo o debate. Muitas vezes, antes de definirem o candidato, enviam às presidências partidárias o pedido de reserva da data. Desde então, o que faz cerca de seis a sete meses, realizam reuniões preparatórias com os envolvidos para definirem as regras com o intuito de chegar a um acordo sobre formato. "Tradicionalmente, temos uma audiência espetacular, por isso, é um debate tão relevante. Estimulamos que não seja um confronto agressivo, mas de propostas, com temas que procuram gerar uma profundidade na reposta", salientou. O diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas, afirmou que "este é o momento dos candidatos exporem suas metas e planos, enquanto o eleitor pode entender melhor em quem votar".

 

Comentários