"São 124 anos de renovações", diz Telmo Flor sobre novidades no CP

Jornal estreia atualização gráfica da edição impressa e lança podcasts

Podcasts Correio do Povo - Reprodução

Nesta terça-feira, 1º, o Correio do Povo comemora 124 anos de história, anunciando novidades tanto no papel como nos meios digitais. Em conversa com Coletiva.net, o editor-chefe do diário, Telmo Flor, explicou que as mudanças fazem parte da história do jornal: "São 124 anos de renovações constantes e permanentes".

Entre as novidades, há uma atualização gráfica no impresso, com modernização do desenho das páginas e das capas dos cadernos que compõem o periódico. Segundo Telmo, essas mudanças surgem para "reforçar a nossa identidade e facilitar a leitura do jornal". Já na internet, os vídeos publicados no canal Correio do Povo Play, no YouTube, também receberam uma nova identidade visual, buscando mais leveza e dinamismo. "Estamos ampliando um trabalho que já fazíamos, como a nossa presença nas redes", explicou Telmo.

No Instagram, por exemplo, houve, também nesta terça-feira, 1º, o lançamento do programa 'Direto ao Ponto', publicado ao final da tarde nos Stories do perfil do jornal na rede social. A atração abordará os temas do momento, buscando fazer isso de maneira dinâmica e com uma linguagem própria das redes sociais. Uma edição exclusiva em formato de podcast também será publicada diariamente e oferecerá ao leitor a oportunidade de se aprofundar mais no assunto do dia.

E falando em podcast, o Correio do Povo está lançando 13 programas no formato. Apresentados por repórteres, editores e colunistas, os episódios abordam temas variados, como política, literatura, esportes, cultura, música, meio ambiente e regionalismo. Três deles terão atualização diária. Além do podcast Direto ao Ponto, onde o editor de web Tiago Medina apresentará a repercussão sobre o principal assunto do dia ao lado dos jornalistas da redação do jornal, o programa Há um Século no CP contará com uma edição especial para relembrar o que foi notícia no século passado.

Semanalmente, o Papo com Juremir Machado trará o jornalista, colunista e professor para apresentar seu ponto de vista dos temas em debate. Também serão semanais as edições do podcast Matriz, sobre o cenário político no Rio Grande do Sul; o CP Futebol Clube, com as notícias da dupla Gre-Nal; o CPop, sobre cinema, games, HQs e séries; o ArteDebater, que contará com discussões do mundo cultural; e o Campereadas, com crônicas, contos e causos sobre o cotidiano do homem do campo

Ainda serão disponibilizados episódios mensais de programas cuja abordagem se dará com maior profundidade. É o caso do Não Tem Fora, onde serão tratados os desafios ambientais do planeta, e do Forense, que abordará casos policiais de grande repercussão no Estado e os desafios da investigação. O Outros Mundos será um espaço para analisar os impasses mundiais nas áreas das ciências e das relações humanas. E para os amantes de rock'n'roll, o blog Cena Rock também lançará um podcast para abrir espaço para bandas e músicos que fomentam o cenário no Rio Grande do Sul. Já o Livros A+ trará análises, histórias, bastidores e lançamentos literários.

Todos os episódios estarão publicados nos principais serviços de reprodução como Spotify, Deezer, Apple Music, Google Podcasts, Cast Box, Breaker, RadioPublic e Overcast. As produções também estarão disponíveis no site do Correio do Povo pelo endereço www.correiodopovo.com.br/podcasts.

De acordo com Telmo, essas mudanças fazem parte de uma série de investimentos que está sendo feita no jornal nos últimos dois anos, tanto no mobiliário, processos e produção de conteúdos, como para ampliar a presença do veículos nas redes sociais. E, durante os próximos 12 meses, até a comemoração dos 125 anos, em 1º de outubro de 2020, "estamos preparando ainda mais novidades", garantiu o editor-chefe do jornal.

Comentários