ARI entrega cinco prêmios Antônio Gonzalez nesta quarta-feira

Distinção foi instituída para destacar ações que valorizam a defesa do jornalismo através da busca da qualidade

Uma das homenagens será revelada somente na cerimônia de premiação

O tradicional do Prêmio ARI de Jornalismo ocorrerá na manhã desta quarta-feira, 19, e, com ele, terá a entrega do Prêmio Antônio Gonzalez de Contribuição à Imprensa. Neste ano, serão conferidas cinco distinções a personalidades e iniciativas que se destacaram no serviço da profissão. São elas: Associação de Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS), Filtro Fact-Checking, Caderno de Sábado do Correio do Povo e o chargista Edgar Vasques. A quinta homenagem será uma surpresa a ser revelada somente durante a cerimônia, às 10h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Segundo o presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Luiz Adolfo Lino de Souza, o reconhecimento foi instituído para destacar ações que valorizam a defesa do Jornalismo por meio da busca da qualidade, penetração junto ao público, originalidade e inovação. Esta é a primeira vez na história de 60 anos do Prêmio ARI de Jornalismo que a ADI será laureada. A entidade, presidida pelo jornalista Eládio Vieira da Cunha, foi criada há 26 anos e reúne 25 diários de 23 cidades gaúchas.

A agência de checagem de notícias, criada pelas jornalistas Taís Seibt e Naira Hofmeister, será reconhecida pela sua importância frente aos desafios atuais enfrentados pela imprensa e sua credibilidade, posta em xeque pelas fake news. De acordo com a secretária do Conselho da ARI, Thamara da Costa Pereira, O Caderno de Sábado, do Correio do Povo, levará o troféu por sua ousadia em trabalhar com textos longos em tempos em que notícias curtas prevalecem, em virtude da internet. Já Edgar Vasques será lembrado por seus 50 anos de carreira.

Comentários