Cinco perguntas para Leandro Duarte

Jornalista foi promovido a chefe de reportagem na Band RS

Leandro Duarte - Divulgação

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Leandro Duarte, natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Tenho 26 anos e ingressei na faculdade de Jornalismo da PUC em 2011. Estendi meu tempo de curso em alguns semestres, visando a aproveitar melhor o período para estagiar e aumentar meu universo de experiências na área. Dessa forma, estagiei em assessorias de comunicação, tanto no setor público quanto no privado, e também tive experiências em veículos, como Rádio Pampa, TVE, TVCom e Octo, sempre com foco em produção. Comecei na Band no fim de 2017, como freelancer, na produção da TV, e, três meses depois, fui contratado como produtor. Nesse último ano, tive muitas experiências diferentes dentro da empresa. Hoje, em um momento de integração entre os veículos do Grupo, sou chefe de reportagem da TV e Rádio Bandeirantes, no Estado.

2 - Como e por que escolheu ser jornalista?

A vontade vem desde o ensino médio. Sempre gostei de escrever e contar histórias, o que acredito ser a essência do Jornalismo. Além disso, tinha a vontade de trabalhar com algo que contribuísse de alguma forma para a sociedade. E via grande importância no papel do jornalista. Hoje, vejo essa importância ainda maior. Sei que as pessoas precisam do bom jornalismo e que não existe democracia sem ele.

3 - O que significa na sua carreira ser promovido a chefe de reportagem da Band RS?

Representa muito, sem dúvida. É o reconhecimento de um trabalho, penso, que começou lá atrás, no meu primeiro dia, no primeiro estágio, e que teve seguimento até hoje. Sempre procurei ter uma boa relação com todos e deixar o meu melhor por onde passei. Na Band não foi diferente. Fiz e sigo fazendo o meu melhor. Fico muito feliz e grato pela confiança depositada e ciente da responsabilidade. Significa que o jornalismo tem espaço para quem está chegando, como eu, e que estou no caminho certo. Isso me anima e motiva muito, com certeza.

4 - O que todo profissional da área precisa saber?

Acho que todo o profissional que trabalhe, ou pretenda atuar, em rádio ou TV, principalmente com hard news, precisa saber trabalhar sob pressão. Saber que, por vezes, é preciso resolver muitas demandas em paralelo, e que o tempo é curto. Isso é o principal.

Quanto à chefia de reportagem, acho que o maior desafio está nas decisões que são necessárias o tempo todo. Qual pauta fazer e qual pauta deixar de lado ou derrubar? E de que forma fazer? Como pensar na logística das equipes de reportagem? É uma função de planejamento e de replanejamento, porque surgem pautas e mudanças de cenário o tempo todo. E, em uma redação de rádio e TV integrada, cada decisão impacta nos diferentes produtos do Grupo. Então, tem que ser tudo muito bem pensado, com muita atenção.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Pretendo continuar na Band desenvolvendo meu trabalho. Quem sabe ir para São Paulo algum dia. Além disso, projeto continuar estudando e investindo em mim. Quero iniciar uma pós na área, no fim deste ano, e sonho em fazer um mestrado, nos próximos. Essa é a meta.

Comentários