Débora Ely tira licença da RBS para estudar nos Estados Unidos

Repórter de GaúchaZH foi uma das selecionadas do projeto Jornalista de Visão, do Instituto Ling

10/07/2018 18:04
Débora Ely tira licença da RBS para estudar nos Estados Unidos /Divulgação

A repórter de GaúchaZH Débora Ely integra o grupo de seis comunicadores brasileiros que foram selecionados para bolsa de mestrado Jornalista de Visão. Em sua nona edição, o projeto, que é oferecido pelo Instituto Ling, financia profissionais de comunicação em temporadas de estudo no exterior. Neste ano, os países selecionados são Estados Unidos e Espanha. A profissional deixará a redação do veículo em janeiro do ano que vem por quatro meses para a pós-graduação CGEG/Briclab na Columbia University, em Nova York. Após o período de licença, a comunicadora deve continuar na mesma função no grupo de mídia.

A profissional, que é formada em Jornalismo pela PUC, disse estar muito animada com a chance. ?Será uma oportunidade incrível de busca de conhecimento e crescimento profissional. Procuro sempre estar atenta às mudanças na sociedade e, neste mundo polarizado, essa pós-graduação será importante para melhor compreendê-las e traduzi-las para os leitores", falou ao Coletiva.net. No Grupo RBS, ela se dedica à cobertura de Política.

Ex-colega de Débora, a jornalista Letícia Duarte também foi selecionada pelo programa no edital anterior. Na ocasião, a comunicadora optou por deixar o Grupo RBS e passou um período na Califórnia estudando inglês. Em agosto próximo, ela iniciará o mestrado em Política e Global Affairs na mesma instituição de ensino nova iorquina.

O projeto Jornalista de Visão seleciona os candidatos com base em três pilares: indicações de executivos de veículos de mídia, perfil de liderança e bom desempenho acadêmico e profissional. A bolsa é reservada a quem está inserido em algum veículo de comunicação do País com, pelo menos, dois anos de experiência no mercado, e tenha de 25 a 35 anos. Também é necessário ser brasileiro nato, ter ensino superior completo, não ser filiado a nenhum partido político e comprovar fluência na língua inglesa.

Nas oito edições anteriores, o Jornalista de Visão distribuiu 62 bolsas de estudo. Ao todo, o projeto informa ter investido mais de dois milhões de dólares nos estudos de mestrados de jornalistas brasileiros. Além de Débora, também foram selecionados os profissionais Flávia Furlan e Talita Abrantes, da revista Exame; Flávio Tabak, do jornal O Globo; Gabriela Sá Pessoa, da Folha de S. Paulo; e Guilherme Ibraim, da CBN.